Dia Mundial do Rim 2023
A campanha global destinada a aumentar a consciência da importância da saúde dos rins na vida humana.
O #Dia#Mundial do #Rim acontece todo os anos, na segunda quinta-feira do mês de março, em todo o mundo, com o objetivo de gerar conscientização em torno de comportamentos preventivos, de fatores de risco e de como viver com uma doença renal.
Este ano, celebrado neste dia 09 de março, sob o lema “𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐧𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 – 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨-𝐬𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐢𝐧𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐝𝐨, 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨𝐬 𝐯𝐮𝐥𝐧𝐞𝐫á𝐯𝐞𝐢𝐬!” O apelo à ação visa chamar atenção para a lacuna de conhecimento para um melhor cuidado renal.” Este apelo à ação é para que as pessoas estejam cientes da doença e procuram ativamente quais medidas de saúde renal, incluindo atitudes de prevenção que podem tomar pessoalmente.
Este apelo direciona-se também às organizações que devem priorizar a mudança com vista a uma melhor educação para saúde, com foco na saúde renal. Enfatiza que profissionais de saúde, as organizações de saúde e os formuladores de políticas de saúde devem melhorar a qualidade da comunicação com os pacientes e cuidadores no sentido melhorar a prevenção, diagnóstico e o tratamento das doenças renais crónicas (DRC).
Estima-se que no mundo cerca de 850 milhões de pessoas são afetadas pela doença renal crônica, com mais de 2 milhões de pessoas recebendo diálise ou vivendo com um transplante de rim.
Em Cabo Verde, nos dois hospitais centrais designadamente Hospital Dr. Agostinho Neto e Hospital Dr. Baptista de Sousa existem neste momento, cerca de 261 pacientes em tratamento de diálise, sendo 160 e 101 respetivamente.
De recordar que até ano de 2014, ano em que se inaugurou o primeiro centro de diálise em Cabo Verde (HAN) os pacientes que eram diagnosticados com doença renal crónica eram evacuados para o tratamento em Portugal. Hoje está realidade já não existe porque este tratamento é garantido no país através dos dois centros de diálise nos dois hospitais centrais do país.
O Ministério da Saúde está a trabalhar numa proposta de lei para o transplante de órgãos incluindo o transplante de rim que visa essencialmente possibilitar que as pessoas que vivem atualmente com doença renal crónica e que estão a fazer o tratamento de diálise possam receber um rim novo transplantado em Cabo Verde e contribuir para a melhoria das condições de vidas destas pessoas.
De acordo com a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, trata-se de um diploma que merece um amplo debate e esclarecimento público e que neste momento se encontra em sede a Conselhos de Ministros para ser aprovado.
Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são:
Pessoas com diabetes
Pessoa com hipertensão
Histórico de doença do aparelho circulatório
Histórico de Doença Renal Crônica na família.
Uso de agentes nefrotóxicos
Tipos de doença renal:
Cálculos renais (pedra nos rins)
Infecção renal ou pielonefrite
Cistos renais
Tumor ou câncer de rin
Perda da função renal (insuficiência renal)
Principais sintomas de doenças renais:
Pressão alta
Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas
Fraqueza constante
Náuseas e vômitos frequentes
Dificuldade de urinar
Queimação ou dor quando urina
Urinar muitas vezes, principalmente à noite
Urina com especto sangue
Urina com muita espuma
Dor lombar, que não piora com movimentos
História de pedras nos rins