Dia Mundial da Saúde Oral 2023
20 Março
Na sua mensagem alusiva a este dia, a Diretora Regional da OMS-AFRO, Matshidiso Moeti, salientou que a saúde oral é o alicerce da nossa vida. Permite-nos desempenhar funções essenciais e afecta a nossa autoconfiança, bem-estar e capacidade de socializar e trabalhar sem dor, desconforto e constrangimento, desde o início da vida até à velhice.
Contudo, as patologias orais, como as cáries dentárias, as doenças das gengivas e as perdas de dentes, são as mais generalizadas a nível regional e mundial apesar de a maioria das doenças orais ser evitável. Em 2019, estima-se que as doenças orais afectaram cerca de 43,7% da população na Região Africana da OMS.
O fardo das patologias orais tem elevadas consequências sociais, económicas e a nível dos sistemas de saúde, para além de reflectir desigualdades significativas.
Com base no resumo regional do Relatório Mundial da OMS sobre a Situação da Saúde Oral em 2022, entre as seis regiões da OMS, a nossa Região registou o maior aumento no número de grandes casos de doenças orais nos últimos 30 anos. A verdade é que existe um sub-investimento fundamental na saúde oral. Metade dos países não dispõe de políticas de saúde oral. Em 2019, mais de 70% destes países gastaram menos de 1 dólar americano por pessoa por ano em custos de tratamento para cuidados de saúde oral. Além disso, enfrentamos uma falta crónica de pessoal da saúde oral. Por exemplo, o número de dentistas por cada 10 000 habitantes na Região equivale a um décimo do rácio mundial.
A OMS exorta os países a acompanhar e implementar as estratégias regionais e mundiais em matéria de saúde oral que orientam os países na sua abordagem das doenças orais no âmbito da prevenção e do controlo das doenças não transmissíveis, com vista à consecução da cobertura universal de saúde.
As doenças orais podem ser prevenidas se enfrentarmos os factores de risco comuns, como o consumo de tabaco e de álcool, e uma dieta não saudável acompanhada de outras doenças não transmissíveis, como a diabetes e os cancros. Além disso, as pessoas deveriam ter direito a acesso a cuidados de saúde oral essenciais e de qualidade que respondam às suas necessidades sem passar por dificuldades financeiras.
Nesta luta as organizações não-governamentais, a sociedade civil e o sector privado tambem são chamados para defender e apoiar os esforços dos governos na implementação de estratégias de saúde oral baseadas nas necessidades da população.
Matshidiso Moeti encorajou todos os indivíduos e comunidades a adoptar estilos de vida saudáveis e a manter uma dieta equilibrada, pobre em açúcares livres e rica em fruta e legumes; a privilegiar a água como bebida principal; a evitar o uso de todas as formas de tabaco; evitar o consumo excessivo e nocivo de álcool; e manter uma boa higiene oral lavando os dentes com pasta de dentes fluoretada duas vezes por dia.
Disse que neste Dia Mundial da Saúde Oral 2023, devemos unirmo-nos contra as doenças orais tomando medidas para que a população desfrute de uma melhor saúde oral, de uma melhor saúde e de uma melhor qualidade de vida.
O Dia Mundial da Saúde Oral é uma iniciativa da World Dental Federation. As doenças orais encontram-se entre as doenças crónicas mais comuns a nível mundial, 90% da população mundial está em risco de algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie a doenças peridontais a cancro oral.