Dia Mundial da Medicina Chinesa
O Dia Mundial da Medicina Chinesa foi estabelecido no ano de 2018 no Congresso Mundial de Medicina Chinesa realizado em Itália e que deu origem à Declaração de Roma no dia 11 de Outubro.
Em junho de 2019 ano na Cúpula de Verão do Congresso Mundial de Medicina Chinesa, realizada em XiAn, China, foi apresentado o logo oficial da data.
A Semana Mundial de Acupuntura foi estabelecida nos dias 16 a 22 de Novembro, após uma votação na 8° Assembléia Geral da WFAS (World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies), ou em português, Federação Mundial da Sociedade de Acupuntura e Moxabustão em 2013 na China.
As medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) – denominação utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – se refere a um amplo conjunto de práticas de atenção à saúde baseado em teorias e experiências de diferentes culturas utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação, levando em consideração o ser integral em todas as suas dimensões. As MTCI constituem importante modelo de cuidado à saúde, sendo em muitos países a principal oferta de serviços à população.
A Medicina Chinesa é parte integrante da MTCI e Cabo Verde está alinhado com a visão da OMS em integrar a Medicina Chinesa em todas as áreas dos serviços de saúde.