
Destaques da abertura da 73ª Reunião do Comité Regional da OMS para Africa
Durante a cerimonia que teve lugar nesta segunda-feira 28 de agosto, que contou com a š©š«šš¬šš§Ć§š šš šš¢š§š¢š¬šš«š šš ššĆŗšš, š š¢š„šØš¦šš§š ššØš§Ć§šš„šÆšš¬, foi a oportunidade de as autoridades deste paĆs (Botsuana) de Ćfrica austral dar a boas vindas Ć s delegaƧƵes convidadas desta reuniĆ£o anual, mais importante da Organização Mundial da SaĆŗde em Ćfrica.
Durante abertura, a Diretora Regional, Moeti Matshidiso, colocou a tónica na declaração recente do fim da emergĆŖncia sanitĆ”ria internacional por convid19, considerando ser uma razĆ£o para celebrar em Ćfrica, com todos os desafios que os paĆses tiveram que enfrentar.
āNĆ£o podemos esquecer todos aqueles que trabalharam para isso, nĆ£o posso esquecer das chamadas com vĆ”rios ministros para podermos conseguir resolver a situação de um local para outro. No entanto, o nĆŗmero de mortes por covid19 foi inferior ao previsto e por isso, gostaria de felicitar os Chefes de Estados e agradecer aos Ministros da SaĆŗde, a todos os outros sectores e tambĆ©m a população por terem desempenho o seu papel da melhor formaā afirmou.
Moeti, ressaltou ainda que a capacidade de resposta africana à covid19, foi realmente um legado que irÔ permitir responder às novas pandemias. Na oportunidade citou o SecretÔrio-geral das Nações Unidas, António Guterres que disse que a resposta do continente africano para a pandemia da covid19 forneceu lições importantes para o resto do mundo.
“Os nossos sistemas de saĆŗde, economias e educação sofreram um grande impacto d a covid19. Estamos a trabalhar com os paĆses da RegiĆ£o Africana para reverter o impacto negativo em todos os lados e aumentar a capacidade de resposta Ć preparação para a pandemia, diretamente a partir do nĆvel da comunidade.ā
Falou tambĆ©m sobre as alteraƧƵes climĆ”ticas, da seca no Sahel e das inundaƧƵes na Ćfrica austral que exercem uma grande pressĆ£o sobre os serviƧos de saĆŗde, chamou atenção para a mortalidade materna e para a carga das doenƧas nĆ£o transmissĆveis crescente no continente e afirmou a determinação da organização que dirige em apoiar os estados membros no alcance dos objetivos sustentĆ”veis rumo a Cobertura Universal da SaĆŗde na regiĆ£o afro da OMS.
A 73ĀŖ Ć© reuniĆ£o do órgĆ£o decisório da Organização sobre polĆtica de saĆŗde na RegiĆ£o Africana, composto pelos Ministros da SaĆŗde ou seus representantes de cada um dos 47 Estados Membros da RegiĆ£o. O Programa de Trabalho deste SeptuagĆ©simo Terceiro ComitĆ© Regional estĆ” assente em trĆŖs pilares, nomeadamente a Cobertura Universal de SaĆŗde para mais mil milhƵes de pessoas; Melhor saĆŗde e bem-estar para mais mil milhƵes de pessoas; e uma OMS mais eficaz e eficiente na prestação de um melhor apoio aos paĆses.
A 73ª Reunião do Comité Africano da OMS decore de 28 de agosto a 01 de setembro em Botsuana.
