Cooperação Saúde: Brasil doa 50 mil doses de vacina contra HPV e 30 mil doses contra Febre Amarela a Cabo Verde
Hoje, 27 de junho, foi realizada a cerimonia simbólica da entrega de 50 mil doses de vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e 30 mil doses de vacina contra a Febre Amarela. Essa doação humanitária foi feita pelo Governo da República Federativa do Brasil ao Governo de Cabo Verde, no âmbito das relações de cooperação na área da saúde entre os dois países.
Durante a cerimonia, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, expressou apreço por essa iniciativa. “Esse gesto evidencia o comprometimento do Brasil com a saúde global e sua cooperação solidária com nações amigas. Cabo Verde recebe essa oferta com admiração e profunda gratidão, reconhecendo seu impacto positivo no bem-estar da população”, afirmou a Ministra.
A Ministra da Saúde enfatizou que a doação das vacinas irá fortalece o programa de imunização de Cabo Verde, oferecendo proteção vital à população e contribuindo para a redução da incidência dessas doenças.
Por seu turno, o Embaixador do Brasil em Cabo Verde, Dr. Coubert Soares Pinto, demonstrou profunda satisfação com a doação, enfatizando que é com imensa satisfação que formaliza este ato simbólico de entrega ao Governo cabo-verdiano da doação humanitária brasileira, composta por 50.000 doses da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) e 30.000 doses da vacina contra a febre amarela.
“Expresso o meu desejo de que essa doação fortaleça significativamente o sistema de saúde cabo-verdiano e seja recebida como uma manifestação da profunda amizade que une nossas nações”, declarou o Embaixador.
A vacina contra a febre amarela é utilizada na prevenção da doença causada por um arbovírus, a febre amarela. Já a vacina contra o HPV destina-se a proteger contra doenças causadas pelo papilomavírus. Essa doação reforçará o estoque de ambas as vacinas no país e apoiará o fortalecimento da campanha de vacinação contra o HPV, que o país iniciou desde 2021 para meninas de 10 a 13 anos, com o objetivo de proteger a saúde das mulheres, vacinando crianças antes do início da atividade sexual, como forma de contribuir para a redução do câncer uterino.
Essa ação solidária entre Brasil e Cabo Verde fortalece os laços de cooperação e diplomacia entre os dois países, além de proporcionar benefícios significativos para a saúde da população cabo-verdiana.