Cerimónia de Posse do Conselho de Administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa – trecho da Interevenção da Ministra da Saúde
Começo esta minha breve intervenção, apresentando as minhas cordiais saudações ao Conselho de Administração cessante: Dra. Ana Brito, Dr. Paulo Freire e Dra. Laurinda Brito, muito obrigada e um bem haha, pelo vosso trabalho, ao longo destes desafiantes anos.
E as minhas especiais saudações e felicitações, ao novo Conselho de Administração,
Sra. Diretora e Presidente do Conselho de Administração, Dra. Helena Rodrigues;
Sra Dra. Nair Lucas, Primeiro Vogal – Diretora Clínica;
Sra. Vera Lucia Monteiro, Segundo Vogal- Enfermeira Superintendente;
Sr. Dr. Aristides Ramos, terceiro vogal Executivo – administrador e
Sr. Dr. Paulo Freire, Quarto Vogal – não Executivo
****
Para nós, é sempre um motivo de grande satisfação e privilégio, reunirmo-nos nos atos de tomada de posse, que, embora breves e simples, possuem, em cada momento, um simbolismo particular.
Através deste acto, Delega-se, a cada um de vós, poderes que acarretam uma grande responsabilidade, no sentido da boa gestão do interesse e do bem público, com o acrescer da responsabilidade de atuação, com vista a promover a qualidade de vida e bem-estar do povo das ilhas.
Falamos, concretamente, da saúde e bem-estar, dos são vicentinos e da população do barlavento, mas com extensão e repercussão direta a toda a população cabo-verdiana e aos que escolhem Cabo Verde, como país de acolhimento permanente ou passageiro.
Não duvidamos, ilustres membros do CA, que estejam todos cientes e preparados para mais esta missão.
Pelas vossas palavras, pudemos compreender, Sra. PCA, o sentido de responsabilidade, compromisso e de entrega à causa, mas também de humildade e consciência na assunção destes poderes.
Se este é, um momento em que publicamente marcamos o início de uma nova era na vida deste hospital central e desta comunidade hospitalar, ao mesmo tempo reconhecemos, e com convicção, os progressos obtidos no setor da saúde, através da atuação desta importante e incontornável estrutura hospitalar.
O Hospital Central Dr. Baptista de Sousa, instituição de saúde de referência em Cabo Verde, tem sempre teve, tem e continuará a ter, um papel imprescindível na história do desenvolvimento sanitário do país e, repito, de toda a população cabo-verdiana residente e de passagem.
….
Pois como sabem, prezados membros do Conselho de Administração e demais profissionais da comunidade hospitalar, é a vós, é a nós, que muitos recorrem, não só quando necessitam de respostas específicas para tratamentos, cura e orientação clínica para importantes e complexas questões de saúde, mas também, quando procuram apoio e paz de espírito para questões da vida, no seu geral.
Isto quer dizer, que os utentes e os pacientes de qualquer estrutura de saúde esperam e precisam de serviços de saúde e de profissionais de saúde, que prestem cuidados, revestidos, não apenas, de competência e qualidade técnica, mas sobretudo de cuidados imbuídos, em todos os momentos, do espírito e toque humanizado, que, tal como todos sabemos, tem um poder incomensurável no processo da cura.
É preciso estarmos à altura e engajados, para uma missão tão exigente e complexa, mas ao mesmo tempo, tão nobre e significativa, que só quem tenha vocação, só quem tenha respondido a um chamamento, pode alcançar este desejado e necessário patamar.