CEDEAO doa equipamentos informáticos à Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas
A CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental entregou hoje, 28 de fevereiro, 35 computadores, 35 monitores e um computador portátil à Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) para reforçar a capacidade de recolha e tratamento de dados sobre o uso de drogas e álcool no País.
O ato de entrega que aconteceu na cidade da Praia, foi presidido pela Diretora Nacional da Saúde Angela Gomes, em representação da Ministra da Saúde, pelo Embaixador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em Cabo Verde, Samuel Lamptey e ainda pela Secretária Executiva da CCAD, Raquel Lopes.
Os equipamentos destinam-se ao reforço da recolha de dados no âmbito da Rede Epidemiológica da África Ocidental sobre o uso de Drogas (WENDU, sigla em inglês), de que Cabo Verde é membro e irá auxiliar o País neste no combate contra o uso de drogas, segundo a Directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes.
Cabo Verde é membro da Rede Epidemiológica da África Ocidental sobre o uso de Drogas desde 2013, e, em 2018, criou-se a Rede Epidemiológica de Cabo Verde sobre o Uso de Drogas.
Segundo a Diretora Nacional da Saúde, este ato simbólico representa um momento muito crucial para fortalecer as capacidades da CCAD e das estruturas de saúde envolvidas no atendimento às pessoas usuárias de drogas em todo o país.
Por seu lado, a Secretária Executiva da CCAD, Raquel Lopes, disse que os equipamentos serão distribuídos a todas as estruturas de tratamento de toxicodependência, que tem necessidade, nomeadamente a Comunidade Terapêutica de Granja em São Filipe, Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha em São Vicente e outras estruturas de saúde.
Já o Embaixador da CEDEAO em Cabo Verde explicou que a Rede de Epidemiologia da África Ocidental sobre o Consumo de Drogas (WENDU) é um projeto da CEDEAO que visa melhorar a base de informações para os decisores políticos dos Estados-Membros da CEDEAO abordarem os problemas sociais, consequências económicas e problemática da saúde ligado ao consumo de álcool e outras drogas.