CCSSIDA faz entrega oficial do aparelho Gene-expert à Delegacia de Saúde da Praia
A Secretária Executiva do Comité de Coordenação e Combate à Sida, Celina Ferreira, e os parceiros designadamente Escritório Conjunto do PNUD/UNFPA/UNICEF, Embaixada de Luxemburgo em Cabo Verde, a MORABI e a Verdefam fizeram hoje a entrega oficial de um aparelho de Gene-expert de 4 portas à Delegacia de Saúde da Praia.
Segundo Celina Ferreira este equipamento que foi adquirido através do mecanismo de compras agrupadas do Fundo Global (PPM) objetiva a melhoria dos serviços de exames de carga viral e diagnóstico da tuberculose na delegacia a de saúde da Praia, onde tem na sua área de cobertura mais de 60% das pessoas que vivem com HIV e mais de 80% das pessoas com tuberculose.
Trata-se de uma aquisição no âmbito do projeto Fronteira e Vulnerabilidade no Sahel FEVE Impulse, coordenado pela Morabi em parceria com a VerdeFam e a Cruz Vermelha de Cabo Verde, em que o CCS-SIDA coordena o comité de seguimento, onde visa a oferta de serviços VIH incluindo os exames de carga viral e tuberculose mais próximos dos pacientes.
Este aparelho também contou com o financiamento da UNICEF e custou mais de 23mil dólares.
Em representação da Direção Nacional da Saúde, Yorlaydis Rosabal, disse que o propósito é levar a saúde mais próximo das populações sobretudo as mais vulneráveis e reduzir as assimetrias permitindo a descentralização dos cuidados e diminuindo a dependência do Hospital Central, através de uma sinergia de trabalho em conjunto.
Em declarações à imprensa a delegada de Saúde, Ulardina Furtado, disse que o aparelho, com o modelo GeneXpert tem apoiado na melhoria dos serviços de exames de carga viral e diagnóstico da tuberculose na Delegacia de Saúde.
“Começamos a utilizar o aparelho há alguns meses. Serve para fazer a deteção da carga viral e para fazer o estudo de multirresistência, seja da tuberculose ou do VIH, dá uma resposta muito ampla de doenças e uma grande margem de diagnostico”, referiu.
Para o Representante do Escritório Conjunto da UNICEF/UNFP/PNUD, David Matten, o aparelho poderá contribuir para o alargamento dos serviços integrados ao VIH e tuberculose, desde o diagnóstico até ao tratamento.
De acordo com as informações avançadas as próximas delegacias de saúde a serem comtempladas serão São Vicente e Santa Catarina de Santiago, mas o objetivo mesmo é que todas as delegacias de saúde possam ser contempladas.