Capacitação dos profissionais de saúde de Santiago Sul e das ilhas do Sal e da Boa Vista, na vigilância do paludismo no contexto da eliminação
Os Profissionais de Saúde da região Santiago Sul e das ilhas do Sal e da Boa Vista recebem uma formação sobre a vigilância do paludismo, nos dias 27 e 28 de fevereiro, na cidade da Praia.
Esta ação de capacitação tem como objetivo socializar o documentos e procedimentos operacionais padrões de vigilância e formar os atores principais da vigilância epidemiológica no país (profissionais de saúde), sobre o conceito de Vigilância do Paludismo e os respetivos POPs, que é uma das recomendações da OMS, no âmbito do processo de eliminação, ao nível de todas as estruturas de saúde do país.
Esta enquadrada no âmbito de um conjunto de formações que a Direção Nacional de Saúde através do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem vindo a realizar no sentido de criar todas as condições em termos de capacidades técnicas dos profissionais de saúde.
A vigilância é a base das atividades operacionais de luta contra o paludismo, independentemente do nível de transmissão da doença. Assim, no contexto do processo de preparação para a certificação do país para a eliminação do paludismo, procedeu-se à atualização e validação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para a vigilância da malaria.