Cabo Verde tem uma taxa de aleitamento materno exclusivo de 42%
Este dado foi avançado pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, durante a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que teve lugar, nesta terça-feira 01 de agosto no município de São Miguel.
Segundo avançou, Cabo Verde tem uma taxa de aleitamento materno exclusiva de entre as mais altas da CPLP, aproximadamente 42%, sendo de 40% no ano de 2022, acima da media mundial, com uma taxa de amamentação na 1ª hora de 71% e de 92% no primeiro dia de nascimento. Aduração média da amamentação em Cabo Verde é de 15,3 meses, também, acima da média mundial, africana e de países de rendimento médio.
O Secretário de Estado Adjunto da Saúde disse ainda que em matéria de promoção do aleitamento materno e de medidas preventivas aos males associados á desnutrição aguda e crónica, Cabo Verde tem sido um modelo de gestão organizacional a nível da sub-região Africana e no mundo. É que o país conta com 2 bancas de leite humano, instalados em parceria com a cooperação Brasileira, nos 2 Hospitais centrais, sendo a primeira com mais de 10 anos de existência, com capacidade técnica de processamento, tratamento, condicionamento e distribuição de leite humano, para além de outros centros de colheita na cidade da Praia, de grupo de dadoras voluntarias, de um ambicioso Programa Nacional de Nutrição que assegura de entre outros aspetos o reforço nutricional, o combate á desnutrição, subnutrição e insegurança nutricional.
O Ato central que marcou inicio da semana mundial de aleitamento materno que decore de 01 a 07 de agosto, aconteceu em Santiago Norte, município de São Miguel e contou com a presença do Edil daquele município, Herminio Fernandes.
Seguindo de uma marcha pelas principais artérias da cidade de Calheta, os profissionais de saúde da região sanitária, se reuniram para passar uma massagem de sensibilização a população sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento da criança, para os pais, as famílias e as comunidades, em que palavra de ordem foi, “amamentação exclusivo atá aos seis meses e complementar até aos dois anos.”
A SMAM 2023 é celebrado este ano, sob o lema “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS marca esta efeméride com várias atividades de sensibilização, de reflexão e de promoção, um pouco por todo o país.