Cabo Verde tem sido um líder em África em matéria de vacinação contra covid19 – Banco Mundial
Uma avaliação muito positiva foi traçada pelo Diretor de Operações do Banco Mundial Axel van Trotsenburg que visitou esta manhã o Centro de Saúde de Achada Santo António, na Praia, para constatar in loco o processo de vacinação contra a covid19.
Na declaração à Imprensa disse que veio visitar este Centro de Saúde para ver o progresso de Cabo Verde na Campanha de Vacinação contra a Covid19 e considerou que nesta matéria, Cabo Verde tem sido um líder em África, avançando muito rapidamente e com sucesso e que tem apresentado altas taxas de vacinação, mesmo em comparação até com os países desenvolvidos.
Por isso, parabenizou o governo por esta campanha “bem-sucedida”, mas também as autoridades de saúde que “tão eficazmente” fizeram com que isso fosse realidade.
“Temos apoiado na organização e gostaríamos de continuar a apoiar porque infelizmente a covid19 continua a ser um desafio e por isso as campanhas de reforço continuam a ser necessárias” assegurou dizendo que ficou muito bem impressionado com o que viu e ouviu, bem como com a capacidade demostrada pelas autoridades de saúde em desenvolver esta campanha de sucesso.
Para o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, que acompanhou a visita, esta é uma demostração daquilo que o país tem estado a desenvolver nomeadamente em matéria de mobilização das vacinas desde os primeiros momentos e até hoje conseguiu se mobilizar, mais de 1.000.000 de doses de vacinas que se disponibilizou a toda a população.
Disse ainda que o Ministério da Saúde também pôde demostrar todo o trabalho que está por detrás deste processo sendo que hoje os ganhos são visíveis, pois mais de 85% da população adulta elegível completamente vacinada, os grupos de risco praticamente 100% vacinados cerca de 30% com a primeira dose de reforço, o inicio da 2ª dose de reforço e está-se a preparar para iniciar a vacinação das crianças.
“Isso são ganhos importantes que o país tem conseguido para a garantir a segurança sanitária e todo o trabalho de recuperação económica e social.”
O Diretor de Operações do Banco Mundial cumpre dois dias de visita à Cabo Verde no âmbito dos projetos financiados pelo Banco Mundial.
Nesta deslocação ao Centro de Saúde de ASA estiveram também presentes o Vice-Primeiro Ministro, Olávo Correia e a Representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes.