
Bancos de Leite Humano reforçados com novos equipamentos
Avaliados em mais de 4 mil contos, o conjunto de equipamentos que foram entregues hoje oficialmente aos Bancos de Leite Humano do Hospital Dr. Agostinho Neto e Baptista de Sousa, são fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF.
Constitui um sinal de apoio ao Governo de Cabo Verde para reforçar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, em forma de uma doação feita hoje pelo UNICEF, na Cidade da Praia.
O ato de entrega oficial que aconteceu nesta manhã, na capital, contou com a presença do Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo e do Representante da Unicef em Cabo Verde, David Matern, que juntamente assinaram o Termo de entrega dos equipamentos, no âmbito das atividades que assinalaram o Dia Mundial de Doação do Leite Humano.
Foram entregues vários equipamentos, desde banho Maria de pasteurização, balança eletrónica, autoclave vertical, acidimitros, termómetros, entre outros que servirão para o reforço destes dois bancos de leite do país no melhoramento do seu serviço prestado às mães e bebés e à população em geral.
Para o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, a entrega destes equipamentos aos Bancos de Leite Humano, além da capacitação técnica dos profissionais de saúde, a sensibilização e comunicação, prevista no âmbito do Plano de Trabalho Anual de 2025 assinado entre o Ministério da Saúde e o Escritório Conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde, e na continuidade de implementação do Projeto para Expansão e consolidação dos BLH em Cabo Verde, assinado entre Brasil e Cabo Verde, irão melhorar a prestação de cuidados de saúde materno-infantil, nomeadamente a colheita, processamento e distribuição do leite humano, contribuindo para fortalecer os BLH no processo de Certificação da Rede dos Bancos de Leite Humano da FioCruz r-BLH (PCFio).
Por sua vez, o Representante da UNICEF, David Matern, disse que a entrega oficial dos equipamentos e materiais destinados aos bancos de leite humano representa não só um contributo técnico, mas também um “compromisso firme” com a saúde e o direito à vida de todos os recém-nascidos.
A Unicef congratulou com os ganhos obtidos até agora pelo país nomeadamente na promoção do aleitamento materno seguro, atingindo a taxa de 71 por cento (%) de amamentação na primeira hora após o nascimento e de 92 % de amamentação no primeiro dia e reiterou o compromisso em continuar a apoiar Cabo Verde na promoção da saúde e da nutrição das crianças.
