
A Rede dos Bancos de Leite Humano da Fio Cruz, aprovou os bancos de leite nacionais para o programa de Certificação
A entrega do certificado aconteceu, hoje 26 de maio, no Hospital Dr. Agostinho Neto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Doação do Leite Humano e foi protagonizado pelo Embaixador do Brasil em Cabo Verde, Alexandre Silva ao presidente do Conselho de Administração do HAN, Evandro Monteiro, e a Responsável do Banco de leite Humano do HBS, em Representação da PCA Dra. Helena Rebelo, na presença do Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.
Na sua intervenção o Ministro reconheceu que o Programa de Certificação (PCFi) é uma inovação a serviço dos Sistemas de Saúde, com o objetivo de dotar as Redes de Bancos de Leite Humano, de um sistema formal de avaliação contínua da efetividade das ações desenvolvidas e avançou que Cabo Verde é o primeiro país da África que irá iniciar esse processo de Certificação da Rede dos Bancos de Leite Humano da FioCruz r-BLH (PCFio), reafirmando assim o compromisso da Cooperação Técnica Internacional Brasileira neste processo.
Para o Embaixador do Brasil em Cabo Verde, o projeto do Banco de Leite que começou em 2011, desenvolveu muito devido a garantia das pessoas que estiveram à frente, particularmente os parceiros que ajudaram a garantir a excelência e o sucesso.
Já o PCA do HAN, Evandro Monteiro agradeceu o reconhecimento e lançou o desafio que num prazo de 2 anos, o HAN estará trabalhando para se tornar num Hospital Amigo da Criança.
