A luta contra o paludismo em Cabo Verde tem sido uma jornada árdua e desafiadora – Ministra da Saúde
Esta consideração foi feita pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, durante a receção da visita do Presidente da República, José Maria Neves, ao Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, para assinalar o Dia Nacional da Defesa Nacional.
De acordo com Filomena Gonçalves, celebrar o dia da defesa nacional, transcende as esferas militares e leva a refletir sobre uma victória e uma conquista nacional. Neste sentido, afirmou que a luta contra o paludismo em Cabo Verde tem sido uma jornada árdua e desafiadora, que demanda a colaboração de todos os sectores da sociedade.
“hoje estamos prestes a alcançar um marco indelével na nossa história de saúde pública, que só foi possível, graças ao compromisso incansável de todos os Cabo-verdianos” salientou a ministra.
Para esta governante, alcançar a eliminação do paludismo será um testemunho do trabalho incansável dos profissionais de saúde, pesquisadores, parceiros internacionais e principalmente de todos os Cabo-verdianos. No entanto, disse que mais do que alcançar, o desafio é a manutenção da certificação, “Cabo Verde deve continuar a investir em sistema de saúde robusto, na educação em saúde, na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar da população.”
Para o Presidente da República, José Maria Neves, o Dia da Defesa Nacional é o dia de proteger e cuidar de Cabo Verde, não é o dia das Forças Armadas, é o dia de cada cabo-verdiano proteger e cuidar do País. O Ministério da Defesa Nacional aqui em Cabo verde é o Ministério da Saúde e apelou à mobilização das pessoas no combate ao paludismo.
Reconheceu ainda a resposta que o país e os profissionais de saúde deram à pandemia da covid19 e enalteceu o engajamento dos profissionais da saúde no combate ao paludismo, considerando que receber a certificação da eliminação da doença representa “um grande ganho” nacional
A visita decorreu nesta segunda feira, 06 de novembro, no ministério da saúde.