
387 enfermeiros foram aprovados em Concurso Público de recrutamento do Ministério da Saúde
Anunciou hoje o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo que garantiu que neste momento foi concluída todo o processo transitório do concurso e que vai permitir a entrada de cerca de 400 enfermeiros no sistema, o que irá contribuir para amenizar muito rapidamente a questão destes recursos humanos no Sistema Nacional de Saúde.
Segundo o Ministro que falava hoje na cerimonia do Dia Internacional dos Enfermeiros, a Lista definitiva com os resultados do Concurso especial para reserva de recrutamento dos Enfermeiros graduados nível I, já se encontra publicada o que representa a conclusão deste processo que vinha decorrendo na administração pública desde dezembro de 2023 (concurso Nº 12 /MS/2023.
O Objetivo deste concurso era de construir uma reserva de recrutamento de enfermeiros graduados, mediante contrato de trabalho por tempo indeterminado para o Ministério da Saúde.
Segundo a lista publicada no site da DNAP, 387 enfermeiros foram admitidos e 10 enfermeiros não conseguiram ser aprovados. Da lista pode-se ainda constatar que os candidatos eram de todas as ilhas de Cabo Verde, com maior expressão para a ilha de Santiago.
De recordar que este processo foi iniciado em dezembro de 2023, que compreendia 4 fazes ou seja, métodos de seleção, nomeadamente, a triagem curricular, as provas de conhecimento, as provas de avaliação de competências, motivação e aptidões e entrevista de seleção. Inicialmente houve cerca de 530 candidaturas.
Sobre o PCFR dos enfermeiros, o Titular da pasta da Saúde disse que o diploma será aparecido em Conselho de Ministros brevemente e assegurou que o mesmo vai trazer melhorias a nível salarial, nas condições de trabalho, mas também nas condições económicas e de vida destes profissionais bem como a melhoria na prestação dos cuidados de saúde.
