
𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚 𝐀𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞𝐫á 𝐚 𝟐𝟔ª 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐂𝐄𝐃𝐄𝐀𝐎 𝐝𝐞 𝟎𝟒 𝐚 𝟏𝟎 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 – 𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐞 𝐨 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐨𝐫 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐎𝐎𝐀𝐒 𝐝𝐞𝐫𝐚𝐦 𝐮𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐈𝐦𝐩𝐫𝐞𝐧𝐬𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚 𝐧𝐚 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐯𝐢𝐬ã𝐨 𝐝𝐨 𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨
Nesta manhã, 02 de maio, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo recebeu uma visita de cortesia do Diretor Geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) Melchior Athanase Aissi, e logo em seguida, os dois Governantes deram uma Conferência de Imprensa Conjunta para fazer uma antevisão da 26 ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO (AHM), que irá decorrer na Praia, durante a próxima semana.
Para o Ministro Cabo-verdiano da Saúde está 26ª AMS-CEDEAO será ocasião importante para os países membros aprofundarem a cooperação técnica a nível da saúde, reforçar condições de solidariedade e também será um momento de aprovação de documentos importantes para a persecução da saúde nos estados membros.
Jorge Figueiredo, considera que é fundamental para totalidade dos outros países a continuidade e aprofundamento do conceito da Saúde comunitária, que alias o nosso país já veem implementando desde há 50 anos da sua independência, como instrumento essencial para alcançar na globalidade, os objetivos de desenvolvimento sustentável(ODS) até 2030.
Especificamente para Cabo Verde, o Ministro considerou ser uma oportunidade estratégica para aprofundar a sua cooperação técnica com os países membros da CEDEAO, fortalecer a sua presença na agenda regional da saúde e alavancar oportunidades económicas através de encontros entre os comités especializados.
Neste particular, Cabo Verde vai apresentar à Organização Oeste Africana de Saúde dois projetos, sendo um para aquisição de 30 viaturas para reforçar e auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde na deslocação às comunidades, e outro para o reforço da capacidade nacional para a prevenção das epidemias nomeadamente dengue e reintrodução do paludismo.
Já o Diretor Geral da OOAS, Melchior Athanase Aissi, avalia esta 26ª Assembleia dos Ministro da Saúde da CEDEAO em Cabo Verde como histórica, pois segundo disse, Cidade da Praia será palco da assunção de uma politica Regional de Saúde Comunitária, na sub-região.
Por outro lado, destacou a importância da 1ª reunião de Comité de Pilotagem dos apoios financeiros da OOAS aos países membros da CEDEAO que decore, neste momento, na Praia a anteceder a Assembleia dos Ministros e classifica Cabo Verde como país com os melhores indicadores de saúde a nível da sub-região.
A 26 ª Sessão Ordinária da Assembleia de Ministros da Saúde da CEDEAO (AHM) terá lugar de 4 a 10 de maio na Cidade da Praia, e este ano, vai ter em destaque como tema principal “Politica Regional de Saúde Comunitária baseada em Normas e Princípios de consenso”.
