
𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚 𝐢𝐧𝐨𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐚 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐚𝐩𝐚𝐫𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐩𝐨𝐫𝐭á𝐭𝐢𝐥 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐬𝐨𝐧â𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐠𝐧é𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐧ã𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐚𝐫𝐭𝐚 𝐚 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐚𝐪𝐮𝐢𝐬𝐢çã𝐨 𝐬𝐞 𝐨 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐟𝐨𝐫 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨
Na cerimónia de apresentação do equipamento, que teve lugar no palácio do Governo, o Ministro, Jorge Figueiredo, considerou que este aparelho se trata de uma inovação que pode revolucionar o diagnostico por imagem em Cabo Verde, já que o mesmo é portátil e pode ser transportado para as ilhas e dar uma resposta mais rápida as necessidades de exames de ressonância magnética e reduzir os custos com a evacuação.
“Esta inovação tem um lado diferente, e pretende reduzir custos já que se trata de uma tomografia manual que pode ser deslocada para outras ilhas e concelhos onde se pode fazer exames para poder determinar o que tem o paciente e que exames pode fazer”, acrescentou.
Segundo disse, o aparelho está em fase de apresentação a equipa técnica irá se deslocar a várias ilhas. Explicou ainda que depois da apresentação do equipamento em Cabo Verde os colegas do sector vão emitir uma opinião e orientar se trata ou não de um importante meio tecnológico para apoiar os médicos no seu processo de diagnóstico.
A máquina portátil de ressonância magnética (RM) é um dispositivo médico avançado projetado para realizar exames de imagem de alta qualidade com mobilidade e eficiência. Diferente das máquinas tradicionais, que são grandes e requerem instalações complexas.
Este aparelho está a ser apresentada pela Empresa DILUB – Corporate Services.
