𝐄𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐨 𝐀𝐧𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐥𝐞𝐯𝐚 𝐦𝐞𝐧𝐬𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧çã𝐨 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐢𝐜𝐢𝐝𝐨 à𝐬 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐞𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐥𝐚𝐭𝐞𝐚𝐮
Uma atividade de sensibilização neste Dia Mundial de Prevenção do Suicídio que privilégio o contacto pessoa-a-pessoa, na rua pedonal e o mercado do plateau, com o objetivo de assinalar a data, que este ano sob o lema “Mudando a Narrativa sobre o Suicídio”.
A coordenadora do Ano da Saúde Mental, Christie Wahnon, considerou que todos têm um papel importante na prevenção de mortes por suicídio e que “quebrar o silêncio” sobre o fenómeno é “fundamental” para orientação sobre os sintomas.
Segundo a coordenadora, em conversa com as pessoas que passavam pelo local, a equipa tentava orientar sobre os sintomas apresentado pela pessoa que tem uma ideia suicida, demonstrando que suicídios são mortes evitáveis.
Ou seja, conforme evidenciou, todos temos um papel que é “importante” e que permite evitar essas mortes.
“Com conhecimento conseguimos salvar vidas, esta é a ideia dessa atividade no Mercado do Platô. É levar esta mensagem que é possível salvar vidas quando temos conhecimento sobre suicídio”, explicou, realçando que em Cabo Verde ainda persiste a cultura de silêncio sobre o suicídio.
“É importante levar o conhecimento porque as pessoas querem saber, mostraram muita abertura, fizeram perguntas e queram saber mais sobre este fenómeno e estamos aqui para dar informação e apoio e mostrar o caminho para obter ajuda”, concluiu.
Durante o setembro Amarelo, diversas ações vão ser realizadas pelo Ministério da Saúde, para conscientizar a população sobre a importância da vida e a prevenção do suicídio.
Ver estatísticas e anúncios
Todas as reações:
31Tu e a 30 outras pessoas