Semana Africana de Vacinação
A Semana Africana de Vacinação (SAV) 2022, é assinalada sob o lema “vida longa para todos” a decorrer de 24 a 30 de abril. A iniciativa liderada pela OMS em colaboração com a UNICEF, parceiros nacionais, ONG e sociedade civil, implementada pelos países da Região Africana, oferece a oportunidade de promover a importância da vacinação, o acesso universal da população aos serviços de vacinação e o uso de vacinas em igualdade de direitos e incentivar o engajamento do Governo e dos diferentes intervenientes no reforço dos programas nacionais de vacinação.
A vacinação é considerada uma das intervenções de saúde bem-sucedida mundialmente, do ponto de vista custo – eficácia, na prevenção de doenças evitáveis por vacinação e na redução da mortalidade materno-infantil. Entretanto, apesar dos ganhos conseguidos, a nível mundial e regional, ainda persistem desafios no que tange à manutenção ou continuidade da vacinação como um elemento essencial nos cuidados primários de saúde.
Em Cabo Verde, apesar dos níveis de coberturas vacinais serem superiores a 90%, ainda interpela a necessidade de reforçar as ações que visam garantir a utilização dos serviços de vacinação por parte da população, a diminuição da taxa de abandono e estabilidade da cobertura vacinal elevada (superior a 95%) para o bom desempenho do Programa Alargado de Vacinação (PAV).
No contexto da Semana Africana de Vacinação, os Estados Membros são convidados, em colaboração com a OMS, a preparar e comemorar a 12ª edição da SAV, no contexto nacional, com a adesão de todas as partes interessadas a escala Nacional e Regional, de forma a participarem nesta iniciativa, com o objetivo de salvaguardar as intervenções integradas na saúde, com o alto impacto na melhoria da saúde das populações.
Neste contexto, a Direção Nacional da Saúde, através do Programa Alargado de Vacinação comemora esta efeméride, com a realização de um leque de atividades de sensibilização e comunicação, apresentação e análise dos dados da cobertura vacinal referente ao ano 2021 e outras intervenções a serem promovidas pelas Delegacias e Centros de Saúde do País, junto das comunidades, dando relevância ao lema deste ano que é: Vida longa para todos”.