Ministério da Saúde estra a trabalhar para implementar uma unidade de Tratamento de descolamento de retina
De acordo com os dados do Ministério da Saúde os últimos anos a situação oftalmológica de descolamento de retina, tem sido uma preocupação crescente, devido a risco elevado de provocar cegueira nos pacientes acometidos e pela ausência no país de especialistas com formação na área de Retinologia Cirúrgica, sendo que a maioria dos cassos são evacuados.
Neste contexto o Ministro da saúde, Jorge Figueiredo, realizou um encontro com as autoridades Portuguesas, para tratar de uma resposta estrutural a esta situação que passa por garantir a formação especializada dos profissionais Cabo-verdianos nesta área, pela criação de condições de implementação de uma unidade de retina em Cabo Verde, sendo que os equipamentos necessários já estão sendo adquiridos.
Para além disso, o país está a trabalhar para criação de uma Via Verde CV–PT nesta área de Oftalmologia, especialmente para o problema de descolamento de retina.
O objetivo é criar um canal direto e rápido para urgências retinianas, tendo equipa médica de ambos os países e as condições para darem uma resposta de emergência que se espera nestes casos.
Com este projeto o Ministério pretende, reduzir a cegueira evitável, melhorar a cooperação clínica estruturada e sustentável com resposta concreta, reduzir os casos, os tempos de espera e custos de evacuação e reforçar a capacidade de resposta local e possibilidade de intervenção especializada, no nosso país.
Retinologia cirúrgica é a subespecialidade da oftalmologia focada no diagnóstico e tratamento de doenças da retina que necessitam de intervenção cirúrgica, como descolamento de retina, buracos na mácula e retinopatia diabética, utilizando técnicas como vitrectomia, retinopexia pneumática e introflexão escleral para restaurar a visão e prevenir cegueira, sendo crucial para condições que ameaçam a integridade da camada sensível à luz no fundo do olho.













