
Ministro da saúde realiza reunião técnica com a Direção Nacional de Saúde para se inteirar do funcionamento de todos os programas de saúde pública
Durante toda a tarde desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Ministro Jorge figueiredo deu atenção aos programas de saúde pública da Direção Nacional de saúde.
Este é o primeiro de um ciclo de encontros, que visam, sobretudo, partilhar e discutir o ponto de situação de cada programa de Saúde Publica da DNS, dos ganhos, desafios, e sobretudo as principais prioridades para 2025.
Importante para as devidas articulações e sinergias entre os diferentes programas para mobilização de recursos e aumentar os impactos nos indicadores de uma forma geral.
Serve também, para refletir sobre o reforço das capacidades de resposta dos diferentes Programas a nível de formação/ capacitação e de Recursos Humanos.
Participaram do encontro além da Diretora Nacional de Saúde, Angela Gomes, 17 coordenadores dos programas da DNS e Diretores de Serviços nomeadamente:
- • Serviço de Vigilância Integrada e Resposta – Dra Liliane Hungria
- • Serviço de Promoção e Proteção Integradas à Saúde – Dra. Yorleydis Rosabal
- • Serviço para Gestão da Qualidade em Saúde – Dra. Valéria Semedo / Enfermeira Isabel Varela
- • Ponto focal de Cuidados Paliativos– Dra. Valeria Semedo
- • Programa de Segurança do Doente e dos Trabalhadores de Saúde – Enfermeira Edite Silva
- • Programa Nacional de Saúde infantil – Enfermeira Maria José Pereira
- • Programa Alargado de Vacinação – Enfermeira Evanilda Santos
- • Programa Nacional de Nutrição e Escolas Promotoras da Saúde – Dra. Irina Spencer / Dra. Dulcineia Trigueiros
- • Programa Nacional de Saúde Oral – Dra Elizabeth Tavares
- • Programa Nacional de Saúde do Adolescente – Dra. Belmira Miranda
- • Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva – Enfermeira Verónica Silva
- • Programa de Saúde do Idoso – Enfermeira Maria Natalina Silva
- • Programa Nacional de Controlo de Doenças de Transmissão Vetorial e ligadas ao Meio Ambiente – Dr. Antonio Moreira
- • Programa Nacional de Luta contra Doenças de Transmissão Sexual, incluindo o VIH/SIDA e Programa de Controlo da Tuberculose e Lepra – Dra. Marta Freire
- • Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas – Dra. Carla Barbosa
- • Rede Nacional de Laboratórios – Dr. Carlos Martins
- • Coordenadora do ano de Saúde Mental em 2024 – Dra. Christie Whanon
