
Ministro da saúde visitou as obras do Centro de Saúde de Ribeira das Patas em Santo Antão
Durante a sua deslocação à Ilha de Santo Antão, na semana passada, o Ministro da Saúde Jorge Figueiredo visitou as obras de construção do Centro de Saúde de Ribeira das Patas no município de Porto Novo.
O Ministro apurou in loco, junto da equipa de empreitada e de fiscalização que as obras andam a um bom ritmo e que há perspetivas para sua conclusão no segundo semestre deste ano.
Com financiamento do Governo de Cabo Verde e do Banco Mundial, no âmbito do Projeto “Cabo Verde COVID-19 Emergency Response” este projeto, visa a construção do centro de saúde de última geração, com equipamentos modernos para fortalecer a infraestrutura de saúde na Região Sanitária de Santo Antão e encurtar as distancias das populações ao centro de saúde em Porto Novo, sendo situado a meio percurso entre a delegacia de saúde e as localidades de zona de freguesia de Santo André, como Alto Mira, Jorge Luis, Martiene, Ribeira da Cruz, Chã de Branquinho e algumas zonas distantes como Chã de Norte, Pascoal Alves, Alto Mira Baixo, Dominguinhos e zonas altas de ribeira das patas, beneficiando uma população de mais de 7000 habitantes.
Este projeto está orçando em mais de 89 milhões de escudos Cabo-verdianos.
Encontro com Dirigentes de todas estruturas de saúde de Região Sanitária de Santo Antão

O Ministro da saúde, Jorge Figueiredo promoveu um encontro alargado com todos os Dirigente de Saúde em Santo Antão para analisar a situação do sector da ilha, se inteirar dos desafios e dos ganhos na região.
Foi um encontro que contou com a participação do Diretor da Região Sanitária de Santo Antão, Alexandre Alves, dos delegados de saúde dos três conselhos, Porto Novo- Carlos Dias, Paúl – Evadilve do Rosário e Ribeira Grande – Florentina Lima e os devidos Administradores bem como do Conselho de Administração do Hospital Regional João Morais, liderado pelo PCA- Nilton Sousa.
Da comitiva do Ministro da Saúde, participaram a Diretora Nacional da Saúde, Angela Gomes, o Diretor Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do MS, Dr. Silvino Rodrigues, e o Diretor do Serviço de gestão, manutenção Infraestruturas e equipamentos de Saúde, Dr. António Barreto.
Durante o encontro que teve lugar no Gabinete técnico da RSSA, houve apreciação de várias questões ligados gestão dos recursos humanos, gestão financeira e patrimonial, acesso das populações aos cuidados de saúde, indicadores de saúde entre outros pontos.
Este encontro foi precedido de uma reunião técnica com uma equipa do Ministério da Saúde que se deslocou a Ilha de Santo Antão com o fito de avaliação das condições de saúde pública e infraestrutura da região, bem como da implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema de saúde local.
A visita foi uma oportunidade ímpar para estreitar laços entre o Serviço Central do Ministério da Saúde e as autoridades sanitárias locais, promovendo um diálogo construtivo sobre os desafios e avanços nas áreas de prevenção, tratamento e promoção da saúde.
As contribuições das autoridades regionais e da equipa de trabalho do Serviço Central, servirá como base para o planeamento de futuras ações e políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida da população local.
Ministro da saúde encontrou-se com os profissionais de saúde de todas as estruturas de saúde em Santo Antão

Durante os 3 dias de Visita à Ilha, Jorge Figueiredo fez questão de se encontrar com os trabalhadores das delegacias de saúde de Porto Novo, Paul e Ribeira Grande e ainda com os profissionais do Hospital Regional João Morais.
Era a preocupação do Ministro, auscultar os trabalhadores, perceber as suas preocupações e junto com a administração local encontrar as soluções.
Durante estes encontros o Ministro passou uma massagem de esperança e de renovação para os profissionais afirmando que quer implementar uma “gestão de proximidade” com todas as estruturas de saúde nas ilhas e inclusive estar mais perto dos trabalhadores.
Os trabalhadores saudaram esta iniciativa do Ministro e consideraram que o sector da saúde sairá a ganhar com esta nova abordagem.
Encontro com as comissões Municipais de Saúde de Santo Antão – ministro da saúde

As forças vivas de Santo Antão nomeadamente dos três municípios (Paul, Ribeira Grande e Porto Novo) tiveram oportunidade de, num encontro com o ministro da saúde, expressar as suas espectativas e responsabilidades no sector da saúde.
Num encontro que teve lugar na escola secundária Januário Leite no Paúl, contou com a participação das camaras municipais, representantes das escolas e liceus, representante do Ministério da Agricultura e ambiente, bombeiros municipais, sindicatos, confições religiosas, associações desportivas e comunitárias entre outras instituições desconcentrados do estado.
Numa conversa fraca, foi possível passar em revista a situação de saúde vista de diferentes precetivas e aperceber o quão transversal é a saúde. Foi falado sobre a multisectorialidade e a transversalidade das questões de saúde que implicam uma abordagem multidisciplinar envolvendo vários sectores. Sobre saiu as questões de combate ao consumo do álcool e outras drogas, a questão das evacuações medicas, a promoção da saúde, e valorização dos profissionais de saúde, a questão do saneamento básico e a articulação perante e colaboração que deve existir entre os sectores para uma melhor saúde da população.
