17 de janeiro – Dia Nacional do Médico 2024
O Dia Nacional do Médico foi criado a 21 anos, ou seja, a 30 de maio de 2002, foi aprovada o Decreto Lei nº 12 /VI/2002 que instituiu o dia 17 de janeiro como o Dia Nacional do Médico, cujo objetivo é prestigiar e dignificar a classe médica, incentivar a criação de condições visando a motivação, satisfação e a melhoria do desempenho dos médicos e assegurar o reconhecimento social da importância e da necessidade do exercício da profissão médica.
Segundo o decreto lei, o Dia Nacional do Médico é celebrado em todo o território nacional pelos licenciados em medicina humana independentemente do regime de trabalho e de forma geral por todos os profissionais de saúde.
Atualmente é notável a grande involução e desenvolvimento que esta classe teve ao longo dos anos. Se no período da independência o arquipélago contava com um punhado de médicos para dar assistência a toda população, hoje, o país conta com 772 médicos inscritos na Ordem dos Médicos Cabo-verdinhos, mais do que metade estão no sistema público de saúde, repartidos com várias categorias entre médicos clínicos gerais, especialistas, seniores e graduados.
O Ministério da Saúde felicita hoje a todos os médicos pelo Dia Nacional do Médico.
Hoje, 17 de janeiro, a Ministra da Saúde estará a presidir a ato evocativo do Dia Nacional do Médico, na Assembleia Nacional seguido da Cerimónia de Posse do Novo Bastonário da Ordem dos Médicos eleito a partir das 17:00.
Por esta ocasião o Ministério Saúde felicita o Dr. Francisco Amado, novo Bastonário eleito da Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMCV). Que este novo ciclo seja pautado por realizações notáveis, promovendo o fortalecimento da classe médica e contribuindo de forma inequívoca para a melhoria contínua da saúde em Cabo Verde.
Simultaneamente, expressar o seu mais profundo reconhecimento ao Dr. Danielson Veiga, Bastonário cessante, pelo inestimável contributo que prestou ao longo dos seus dois mandatos a frente da OMCV. Demostrou compromisso, dedicação e a qualidade do trabalho desenvolvido contribuíram para e desenvolvimento da profissão médica e do Sistema Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde reitera assim, total disponibilidade para fortalecer a colaboração institucional com a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, na convicção de que, juntos, continuarão a trabalhar para alcançar objetivos comuns, assegurando o bem-estar e a saúde da população Cabo-verdiana.