No termino da visita a ilha do Fogo, a ministra da saúde agradeceu a todos os profissionais de saúde pelo trabalho abnegado que tem feito
Nesta sexta-feira, 18, ultimo dia de visita Filomena Gonçalves, esteve na delegacia de saúde de São Felipe e no Hospital Regional São Francisco de Assis e fez um balanço positivo da situação de saúde e do funcionamento das estruturas de saúde na ilha.
Segundo disse conseguiu ver in loco, a entrega dos profissionais e os desafios existentes e garantiu que há situações que estão sendo solucionadas nomeadamente com os recursos humanos que aliás que constitui um desafio global do qual Cabo Verde também faz parte.
Avançou também que há necessidade de requalificação de estrutura de saúde de São Felipe e essa é uma questão que vai ser avançado pois a intenção e dar cada vez mais saúde às populações.
Em relação ao hospital disse qua há uma maior demanda por causa da dengue e o ministério da saúde tem feito reforço dos profissionais, pois o último reforço foi com mais 4 enfermeiros e garantiu que há uma capacidade instalada para os exames laboratoriais, e já se organizou com criação de uma ala destinado somente para atendimento dos casos suspeitos de dengue.
Em relação as questões de evacuação da ilha do Fogo para a cidade da Praia, a Ministra disse que o Governo tem esta sensibilidade de entender os custos sociais das evacuações, por isso, para reduzir estes custos socias e humanos, decidiu implementar um programa de deslocação das equipas médicas especializadas cuja ilha do Fogo já beneficiou duas vezes, com centenas de intervenções realizadas.
A ministra aproveitou a ocasião para apelar ao engajamento de todos, sobretudo a comunicação social para apoiar esta luta contra dengue e pela saúde, com ações de sensibilização e educação para literacia em saúde e evitar proliferação de fakeNews, para não estarem a prejudicar pessoas que podem precisar dos cuidados médicos e medicamentosa.
A Visita da Ministra da Saúde à ilha do Fogo decorreu de 16 a 18 de outubro de 2024, com o objetivo de constatar in loco a situação e o nível de respostas das estruturas de saúde nos 3 municípios da ilha à situação de emergência da dengue.
Da sua comitiva de visita, contou a Diretora Nacional da saúde, o DGPOG do MS, diretores dos vários serviços do Ministério da Saúde para auscultar os desafios existentes e juntos com os profissionais encontrar as soluções que seja viável.
Durante os três dias de Visita a Ministra Filomena Gonçalves este nos três municípios do Fogo, manteve encontro com os Presidentes das Câmaras Municipais e com os profissionais de saúde.