Declaração do estado de contingência em todo território nacional por causa da dengue
A decisão foi anunciada, hoje, após as chuvas recentes, que aumentaram o risco de proliferação dos focos de mosquitos e condições favoráveis à propagação deste vetores que transmitem a doença.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa conjunta pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que destacaram as medidas urgentes e multissectoriais que estão a ser implementadas para conter a dengue.
ESTE ESTADO DE CONTINGENCIA segundo o ministro Paulo Rocha vai reforçar os mecanismos de mobilização dos meios e dos recursos a serem empenhados, a elevação do grau de empenhamento dos meios e reforço do financiamento através do reforço do Fundo de Emergência, mas também permite ações mais musculadas e o reforço do engajamento mais forte nos municípios engajados e atuação direta la onde não existir este engajamento.
O estado de Contingência permite também aumentar a perceção dos risco por parte da população.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves recordou que a dengue não é um problema isolado do nosso país, considerando que atualmente, mais de 90 países no mundo registam transmissão ativa do vírus da dengue, o que reflete um aumento global significativo.
Este fenómeno é impulsionado por fatores como as alterações climáticas, a urbanização descontrolada e as condições de saneamento precário, que favorecem a proliferação dos mosquitos vetores.
Esta é uma batalha global, e o nosso país, inserido no contexto de uma mobilidade internacional intensa e de um destino turístico de eleição, está particularmente exposto a esses desafios.
Por parte do Governo de Cabo Verde, todos os esforços estão a ser envidados em múltiplas frentes.
Estamos a mobilizar os nossos recursos, a fortalecer as nossas infraestruturas e a trabalhar em colaboração estreita com os nossos parceiros internacionais, para mitigar o impacto desta epidemia.
Tal como fizemos com a COVID-19, estamos convictos de que, com a união de todos, conseguiremos vencer mais este desafio.