Cabo Verde em destaque no evento sobre o Ciclo de investimentos na saúde
Hoje, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, partilhou com os participantes da 74ª sessão de Comité Regional da OMS, qual a importância de se investir na saúde e de garantir uma OMS sólida plenamente financiada para ser capaz de apoiar os estados membros, isto tendo em conta o investimento que o país fez que o levou a certificação de país livre do paludismo.
Ministra de Saúde dividiu o painel “A Importância de Investir para Alcançar Eficiência, Eficácia e Sustentabilidade” com o Gerente da Divisão de Saúde Pública, Segurança e Proteção Social, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e com o Presidente da Federação Africana de Saúde e Africa Health Business (AHB).
Na sua Intervenção, Filomena Gonçalves, considerou que face aos desafios globais complexos, como pandemia e crises económicas, que exigem sistemas de saúde resilientes e eficazes, Cabo Verde, temos demonstrado que investir em saúde é um pilar essencial do desenvolvimento.
“A nossa recente certificação pela OMS como país livre de paludismo é um exemplo de como o investimento direcionado, pode transformar a realidade de uma nação.” Reforçou dizendo que para garantir a eficiência dos nossos sistemas, é fundamental que cada dólar investido seja utilizado de forma estratégica.
A governante salientou ainda que se deve investir em inovação, tecnologia e capacitação dos profissionais de saúde.
O ciclo de investimentos da OMS, oferece uma plataforma vital, para fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde na região Africana, garantindo a sustentabilidade dos recursos e a responsabilidade partilhada entre Estados-Membros e parceiros.