DNS vai contar com o apoio da ONG Francesa Santé Diabéte para implementar abordagens inovadoras contra diabetes
Esta garantia foi dada pelo Diretor-geral desta ONG Santé Diabete, Stéphane Besançon, no final de um encontro de trabalho com a Direção Nacional de Saúde, tida no final de uma missão de 8 dias à Cabo Verde, nesta quarta-feira 14 de agosto de 2024.
Segundo avançou a imprensa o Diretor-geral daquela organização, visitou diferentes estruturas de saúde a diferentes níveis nomeadamente o hospital, o centro de saúde, o instituto de Saúde Pública e disse ter ficado muito bem impressionado com o nível de organização dos serviços e de resposta que encontrou, assim como o engajamento dos profissionais de saúde.
Stéphane Besançon garantiu que a sua organização vai apoiar o Ministério da Saúde para a Formação dos profissionais de saúde, com a investigação para poder melhorar os cuidados dos pacientes diabéticos, na atualização da estratégia nacional contra a diabete e adaptar ao contexto de Cabo Verde as ferramentas e metodologias de educação terapêutico dos pacientes para tornarem eles mesmos agentes de promoção da saúde e conseguir um maior engajamento no tratamento e cuidado.
Para a Diretora Nacional de Saúde, Angela Gomes, esta é uma grande oportunidade de parceira com grandes perspetivas para a melhoria de abordagem às diabetes tendo em conta as boas praticas internacionais recomendadas.
Angela Gomes referiu também que Cabo Verde já tem o seu Plano Integrado de Abordagem as Doenças Não Transmissíveis da qual Diabetes faz parte e a hipertensão que corresponde a uma carga de doença em cerca de 70% das complicações das DNTs em Cabo Verde. Garantiu que por isso a Diabete constitui uma das prioridades de intervenção para as autoridades sanitárias nacionais
A visita da ONG Santé Diabete enquadra-se no âmbito de uma visita de oito dias (09 a 16 de agosto) à Cabo Verde, para se informar sobre a prevalência da diabetes no nosso país, num contexto de desenvolvimento económico e turístico, e sobre as suas modalidades de tratamento com vista a encontrar oportunidades de parceria com as autoridades nacionais neste domínio.
A Santé Diabète é uma organização não governamental fundada em 2001 para responder à falta de acesso aos cuidados para pessoas com diabetes em África e à falta de consideração desta emergência de saúde por parte dos atores do desenvolvimento a nível global.
Há quase duas décadas que a Santé Diabète trabalha todos os dias no terreno para salvar vidas através de uma melhor prevenção e gestão da diabetes e para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por esta doença crónica, ao mesmo tempo que alerta a comunidade internacional para os desafios da diabetes. diabetes, que hoje é responsável por uma morte a cada 6 segundos em todo o mundo.