Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo do Álcool – sob o lema “Álcool e saúde mental”.
Há 4 anos que a Assembleia Nacional publicava a Resolução n171/IX/2020 que instituía o dia 01 de julho como Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo do Álcool.
A instituição deste dia teve como objetivo uma maior conscientização da sociedade para a problemática bem como de promover a doação de comportamentos saudáveis de modo a reduzir o consumo abusivo do Álcool e as consequências no seio da sociedade Cabo-verdiana.
O Consumo abusivo do Álcool é considerado um problema de saúde pública, pois o álcool, substância considerada uma droga legal e amplamente aceite socialmente, se afigura entre as mais consumidas a nível mundial, sendo um dos principais fatores de risco com impacto na saúde humana, representando cerca de 4,7% da mortalidade global, num total de 2,6 milhões e um fator causal de mais de 200 doenças e lesões.
Segundo o Relatório da OMS publicado a 25 de junho de 2024, em relação ao percentual de pessoas que consumem álcool em países de língua portuguesa, Portugal tem a maioria com 78,1%, a seguir está Brasil com 58,1%, e Cabo Verde aparece em terceiro lugar com 57,1%.
O uso nocivo do álcool também pode resultar em danos a outras pessoas, como membros da família, amigos, colegas de trabalho ou estranhos. Está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito.
Este Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo contra o Álcool é assinalado este ano sob o lema “Menos álcool, mais saúde mental” alinhado com a declaração do Ano da Saúde Mental.