77ª Assembleia Mundial da Saúde iniciou hoje em Genebra, na Suíça com a presença da delegação Cabo Verdiana, liderada pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves
A Delegação Cabo-verdiana chefiada pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, integra ainda a Diretora Nacional da Saúde, Angela Gomes, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Dra. Maria da Luz, o Coordenador do Programa Nacional de luta Contra o Paludismo, António Moreira e a Coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Doente, enfermeira Edite Silva.
Durante a sessão de abertura do evento a Ministra da Saúde encontrou-se com o Diretor Geral da Organização Mundial da Saude, Dr. Tedros Ghebreyesus. Um dos temas importante do evento e o Tratado Mundial para a Prevenção e Respostas Às futuras pandemias.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, expressou confiança na abertura do evento de que os países membros possam chegar a um acordo por um tratado sobre pandemias, depois de não terem conseguido alcançar um entendimento na semana passada.
As autoridades de saúde dos 194 países da OMS tentam encerrar mais de dois anos de negociações sobre novas regras de resposta a pandemias durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada de 27 de maio a 1º de junho em Genebra…
A septuagésima sétima Assembleia Mundial da Saúde decore sob o tema “Todos pela Saúde, Saúde para Todos.”
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão da OMS. Participam delegações de todos os Estados-Membros da OMS e centra-se numa agenda de saúde específica preparada pelo Conselho Executivo. As principais funções da Assembleia Mundial da Saúde são determinar as políticas da Organização, nomear o Diretor-Geral, supervisionar as políticas financeiras e rever e aprovar o orçamento do programa proposto. A Assembleia da Saúde é realizada anualmente em Genebra, Suíça.