Cabo Verde recebe Equipamentos de Cadeia de Frio da Fundação Mastercard e África CDC
Uma delegação do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), chefiada pela Diretora Regional Interino da África Ocidental em representação da Diretor Geral da África CDC, Herilinda Temba, procedeu a entrega oficial de um conjunto de equipamentos de cadeia de Frio o Governo de Cabo Verde, que esteve representado, no ato, pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro. A cerimónia teve lugar nesta segunda-feira 18 de março, na cidade da Praia.
A Cadeia de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte das Vacinas, cujo o objetivo é assegurar que todos as vacinas administradas mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade pretendida.
Esta doação da Fundação Mastercard e o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), está enquadrado no âmbito do projeto Saving Lives and Livelihoods (SLL), que tem estado a apoiar a distribuição segura de vacinas contra COVID-19 nos países africanos, comtemplando-os com equipamentos de cadeia de frio, para o reforço dos Programas Nacionais de Vacinação.
Para o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde Evandro Monteiro, é com satisfação que Cabo Verde recebe este grande gesto da Fundação Mastercard e da África CDC, que vem reforçar a capacidade do país em matéria de sistema de cadeia de frio, para o armazenamento e distribuição das vacinas, não só de Covid19, mas tambem na vacinação de rotina e nos serviços de cuidados de saúde primários.
Para a representante do Africa CDC, Herlinda Temba, essa doação faz parte da parceria que a África CDC tem com a Fundação MasterCard e que visa apoiar a expansão da implementação da vacina contra a Covid-19 e que está agora alargada para a vacinação geral.
“Agora porque a OMS já declarou o fim da pandemia da Covid-19, a parceria está a impulsionar o apoio aos programas gerais de vacinação a nível nacional”, deste jeito, os equipamentos doados complementarão os esforços do Governo para fortalecer a capacidade de armazenamento e entrega das vacinas” frisou.
Os equipamentos doados estão avaliados em mais de 89 mil dólares e são frigoríficos congeladores, malas de transporte de vacinas, termómetros, entre outros.