Dengue: Ministério da Saúde reforça as estruturas de saúde na ilha do Fogo com mais recursos humanos
Na sequencia da visita do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde à ilha do Fogo de 27 de novembro a 01 de dezembro, para se inteirar da situação de combate à dengue, o governante informou que o Ministério da Saúde já reforçou as estruturas da ilha nomeadamente o Hospital e a Delegacia de saúde de São Felipe com mais 2 médicos, 3 enfermeiros e 5 agentes de luta antivectorial, no sentido de acelerar os trabalhos de resposta.
Este reforço foi feito no sentido de reforçar as equipas locais na resposta à situação de dengue na ilha, que já registou até o momento mais de 100 casos suspeitos e 16 confirmados laboratorialmente.
Durante a sua visita que começou na terça-feira, 28 de novembro, o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Evandro Monteiro, manteve encontro com os dirigentes do Hospital Regional São Francisco de Assis, com os delegados de saúde e com representantes de várias entidades municipais. Visitou ainda os três municípios da ilha onde segundo disse em São Felipe a situação é diferente, em que a parte alta da cidade é mais afetada, mas tambem grande parte destas zonas já se encontram umas parcialmente e outras totalmente pulverizadas e neste momento o adequado é estender as respostas ligadas à pulverização em todo o município de São Felipe.
Disse ainda que no município dos mosteiros a situação é diferente, resultado de um trabalho que vem sendo feito e considerou que as caraterísticas são diferentes e o trabalho de resposta será tambem diferente.
Evandro Monteiro disse ainda que a prioridade agora é diminuir o quanto antes o número de infetados, diagnosticar cada vez mais rápido, os casos suspeitos e criar as condições para em caso de necessidade, os pacientes que procurem o hospital encontrem todas as condições criadas para se evitar desfechos indesejáveis.
No município dos mosteiros regista atualmente 4 casos suspeitos sendo que há mais de 8 dias que não tem reportado nenhum caso. Enquanto que em são Felipe regista-se cerca de 105 casos suspeitos e 16 confirmados.
Em relação ao município de Santa Catarina, informou que a situação é estável, e que pelas informações recebidas há progressos significativos em relação a diminuição da população dos mosquitos e que se conhece os pontos mais críticos do município. Garantiu ainda que o objetivo é focar na prevenção e que o centro de saúde local dispõe de 4 agentes de luta antivectorial com equipamentos modernos.
O Secretário de Estado também considerou importante que haja o reforço das atividades de saneamento em articulação com as estruturas de saúde para se dar a devida resposta perante a situação, com foco na promoção da saúde e na sensibilização da população.