A campanha de limpeza contra dengue na Praia promovido pela Comissão Municipal de Saúde
No último sábado, um grupo de voluntários, instituições e associação uniram esforços para tornar alguns bairros da capital limpos e eliminar os possíveis criadouros de mosquitos, naquela que foi o inicio da campanha de limpeza organizada para combater o aparecimento de casos de dengue no país.
As zonas comtempladas com esta limpeza foram, Várzea, Achadinha, Plateau, Fazenda e Sucupira.
De acordo com a Delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado são várias equipas que saíram para os bairros com a missão de realizarem ações de limpeza nas valas e nas ruas, contando com o apoio da população, e tambem com a missão de fazerem a sensibilização das famílias porta-a-porta com distribuição de panfletos informativo sobre a dengue e as medidas preventivas.
“Temos pessoal no tereno, temos vários grupos nomeadamente Forças Armadas, Associações, grupo Mentores, Igrejas, Camara Municipal, Cruz Vermelha e outros voluntários, mas o objetivo é que a própria comunidade possa participar como lideres dos seus bairros. “Cada um de nós limparmos no nosso bairro, teremos comunidades saudáveis.” Reforçou.
Nos próximos dias, mais bairros serão comtemplados com esta campanha de limpeza que pretende contribuir para a redução de possíveis situação de ambiente propícios para a criação de mosquitos vetores da dengue.
Em uma ação conjunta, a Comissão Municipal de Saúde que é um órgão de acompanhamento do Serviço Nacional de Saúde, presidida pela Delegada de Saúde, onde integram vários serviços descentralizados e diversos parceiros, como a Câmara Municipal, as Forças Armadas, as Associações Comunitárias, a Polícia Nacional, Escuteiros, Proteção Civil, Cruz Vermelha, Delegação de Agricultura e Ambiente, Delegação da Educação, entre outros, promoverão no ultimo sábado, 25 de novembro, uma campanha de limpeza em diferentes bairros da capital, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito, transmissor da dengue.