Cabo Verde lança pela primeira vez a vacina contra gripe para pessoas com mais de 65 anos e grupos de risco
O ato de lançamento da campanha de vacinação contra gripe em Cabo Verde, aconteceu hoje, 07 de novembro, no hospital Dr. Agostinho Neto e foi presidida pela Ministra da Saúde.
Filomena Gonçalves disse que este é um marco fundamental na busca incessante pelo bem-estar e saúde das pessoas e representa um testemunho do firme compromisso com a saúde pública bem como uma resposta firme ao apelo da organização mundial da saúde para fortalecer a prevenção e o controlo da influenza.
Segundo Ministra a gripe continua a ser um dos maiores desafios de saúde pública em todo o mundo, onde milhões de pessoas sofrem complicações graves e muitas perdem a vida devido a doenças respiratórias associadas à influenza.
Por isso, disse que o Governo de Cabo Verde reconhece a importância da vacinação para os grupos de risco principalmente como os idosos, indivíduos com doenças pulmonares, pacientes com doenças crónicas e outros.
A campanha de vacinação hora lançada tem o objetivo de imunizar mais de 4 mil pessoas de forma gratuita, em todas as estruturas de saúde, nas ilhas e durante o mês de novembro. Faz parte de um esforço do Govreno que através do Orçamento de Estado de 2022 fez adquisição de 5.000 doses de vacinas contra a gripe, no valor de 23.000 dólares.