Ministra da Saúde reúne com os sindicatos que representam os profissionais de saúde tendo em cima da mesa o caderno reivindicativo
Numa reunião que teve lugar nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, manteve um encontro de diálogo com os seis sindicatos que no passado mês de setembro assinaram e apresentaram ao Ministério, um caderno reivindicativo relacionado com os profissionais do sector da saúde, nomeadamente o SINTAP, SINTCAP, SISCAP, SICOTAP, SLTSA E SINMEDCV.
A Ministra, Filomena Gonçalves, avançou que no orçamento para 2024 esta previsto a contratação de mais de 5 centenas de profissionais. Garantiu também que o governo está a enveredar os esforços para regularização da situação com os contratos precários e que a questão dos recursos humanos da saúde constitui uma prioridade deste governo que tem estado a trabalhar para aumentar o número de médicos especialistas nas estruturas, bem como de outras categorias profissionais. Filomena Gonçalves, disse ainda que o sector da saúde é dos sectores que merece um pacto de regine entre os diferentes intervenientes.
A reunião que teve como objetivo discutir e encontrar as melhores soluções para a resolução das revindicações dos profissionais de saúde decorreu num clima de tranquilidade, onde os participantes chegaram um entendimento relativamente aos próximos passos a serem dados. Entre estes se destacam a valorização do pessoal de apoio operacional que segundo os participantes, fazem um trabalho abnegado em prol do desenvolvimento do sector nomeadamente, com a proposta de criação de um quadro de pessoal com grelha salarial que seja adequada a classe; a avaliação do impacto financeiro do salario da carreira de enfermagem e médica; a elaboração da proposta de regulamentação da carreira médica e da enfermagem; aplicação da lei sobre as remunerações assessória e o seu impacto orçamental; e a criação de uma proposta da carreira técnica para o sector. As partes acordaram em realização de encontros e a criação de uma equipa técnica para trabalharem nestes processos.