Secretário de Estado Adjunto da Saúde recebe Empresários franceses para apresentação do Projeto de Turismo Médico Internacional
Um grupo de empresários franceses que se encontram em Cabo Verde para contactos com as autoridades nacionais, foi recebido na tarde desta quinta-feira, 28 de setembro, pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro.
O encontro serviu para apresentação do projeto inovador no sector da saúde que visa tornar Cabo Verde numa referência mundial em matéria de turismo médico internacional.
Segundo o Chefe da Equipa, Christophe Bastid, trata-se de um projeto ambicioso, a ser instalado na ilha do Sal, ilha turística que acolhe a maioria dos turistas oriundos da Europa, prevendo-se a criação de um Centro Médico Internacional em associação com as instalações hoteleiras locais, para responder, essencialmente, às necessidades de Diálise e Excesso de peso.
Para além destas duas valências, este centro médico que se perspetiva estar pronto num futuro próximo, contemplará ainda serviços de cirurgia geral, farmácia, laboratório, cardiologia scâner, com tónica na prevenção primária, bem como oportunidades para a formação e qualificação de quadros nacionais e ainda criação de empregos diretos e indiretos, oportunidade esta de partilha de conhecimentos e de colaboração com universidades e outros centros médicos franceses.
Com um investimento que ronda os 20 milhões de Euros, o projeto irá gerar cerca de 170 empregos diretos e várias dezenas de empregos indiretos, perspetivando trazer para Cabo Verde profissionais (médicos) de renome internacional dos Estados Unidos, Reino Unido e outros países para criar valor e vender o destino turístico nacional, do ponto de vista médico, junto dos reformados europeus que escolhem Cabo Verde para viver.
Para o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, este é um projeto que se alinha com a visão do Governo em tornar Cabo Verde como um destino turístico de excelência, através de investimentos nas novas tecnologias, na segurança sanitária e no desenvolvimento humano. Considerou ser, ainda, uma oportunidade de parceria público-privado, na prestação de cuidados de saúde aos turistas e aos Cabo-verdianos, manifestando o interesse do país em acolher este tipo de iniciativas que se enquadram na atração de investimentos externos em sectores chaves para o desenvolvimento do país.
O referido Grupo de Empresários é liderado pelo Dr. Christophe Bastid, da Unidade de Cirurgia Endoscópica e Cônsul Honorário de Cabo Verde em Marselha e composto pelo Dr. Stéphane Bach, Coordenador do projeto; Professor José Sampol, da Faculdade de Medicina de Marselha; Dr. Jérome Sampol, do grupo multicentro da Unidade de Diálise; Dr. Philippe Giaime, da Nefrologista da Unidade de Diálise e Dr. Thierry Manos, da Unidade de Cirurgia Endoscópica.