Ministra da Saúde recebe Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros para discutir desafios da classe
Na tarde de hoje, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu em audiência o Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros. Trata-se de uma visita de cortesia, na qual se abordou temas relacionados à saúde e à valorização da classe dos enfermeiros no país.
Durante a reunião, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Aniceto Tavares, apresentou questões de inquietação da classe. Isso inclui a colaboração estreita com o Ministério da Saúde para resolver desafios profissionais, como a valorização da profissão de enfermagem, abrangendo equiparação salarial e reestruturação das carreiras, e o investimento em formação contínua.
A Ministra da Saúde destacou a importância dos desafios enfrentados no ano corrente, salientando a normalização das questões salariais como um aspecto que já está a ser resolvido. Paralelamente, enfatizou os esforços consideráveis do Ministério no desenvolvimento de um plano estratégico para a gestão de recursos humanos, que será submetido ao Conselho de Ministros para fortalecer sua implementação, A governante, destacou ainda que uma das iniciativas prioritárias do Ministério é intensificar as formações para a classe dos enfermeiros. E este ano, o lançamento de um programa de formação em anestesia em colaboração com especialistas franceses para enfermeiros do bloco operatório destaca-se como uma das atividades essencial, com planos de replicação para outras áreas de especialização em andamento.
Em relação à gestão, enfatizou-se que a verdadeira riqueza da classe dos profissionais de saúde transcende o aspecto financeiro e que é imperativo unir esforços em prol da causa comum que é a saúde.
Segundo Filomena Gonçalves, o Ministério está empenhado em garantir que os profissionais de saúde recebam formação continuada de alta qualidade, pois é através da aprendizagem contínua que os desafios em constante evolução no setor da saúde podem ser enfrentados, assegurando o bem-estar da população.
A audiência demonstrou o compromisso mútuo em fortalecer a área da saúde e valorizar a profissão de enfermagem em Cabo Verde, sinalizando a importância da colaboração entre a Ordem dos Enfermeiros e o Ministério da Saúde para alcançar progressos significativos.