
Destaques da abertura da 73ª Reunião do Comité Regional da OMS para Africa
Durante a cerimonia que teve lugar nesta segunda-feira 28 de agosto, que contou com a 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧ç𝐚 𝐝𝐚 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞, 𝐅𝐢𝐥𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚 𝐆𝐨𝐧ç𝐚𝐥𝐯𝐞𝐬, foi a oportunidade de as autoridades deste país (Botsuana) de África austral dar a boas vindas às delegações convidadas desta reunião anual, mais importante da Organização Mundial da Saúde em África.
Durante abertura, a Diretora Regional, Moeti Matshidiso, colocou a tónica na declaração recente do fim da emergência sanitária internacional por convid19, considerando ser uma razão para celebrar em África, com todos os desafios que os países tiveram que enfrentar.
“Não podemos esquecer todos aqueles que trabalharam para isso, não posso esquecer das chamadas com vários ministros para podermos conseguir resolver a situação de um local para outro. No entanto, o número de mortes por covid19 foi inferior ao previsto e por isso, gostaria de felicitar os Chefes de Estados e agradecer aos Ministros da Saúde, a todos os outros sectores e também a população por terem desempenho o seu papel da melhor forma” afirmou.
Moeti, ressaltou ainda que a capacidade de resposta africana à covid19, foi realmente um legado que irá permitir responder às novas pandemias. Na oportunidade citou o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres que disse que a resposta do continente africano para a pandemia da covid19 forneceu lições importantes para o resto do mundo.
“Os nossos sistemas de saúde, economias e educação sofreram um grande impacto d a covid19. Estamos a trabalhar com os países da Região Africana para reverter o impacto negativo em todos os lados e aumentar a capacidade de resposta à preparação para a pandemia, diretamente a partir do nível da comunidade.”
Falou também sobre as alterações climáticas, da seca no Sahel e das inundações na África austral que exercem uma grande pressão sobre os serviços de saúde, chamou atenção para a mortalidade materna e para a carga das doenças não transmissíveis crescente no continente e afirmou a determinação da organização que dirige em apoiar os estados membros no alcance dos objetivos sustentáveis rumo a Cobertura Universal da Saúde na região afro da OMS.
A 73ª é reunião do órgão decisório da Organização sobre política de saúde na Região Africana, composto pelos Ministros da Saúde ou seus representantes de cada um dos 47 Estados Membros da Região. O Programa de Trabalho deste Septuagésimo Terceiro Comité Regional está assente em três pilares, nomeadamente a Cobertura Universal de Saúde para mais mil milhões de pessoas; Melhor saúde e bem-estar para mais mil milhões de pessoas; e uma OMS mais eficaz e eficiente na prestação de um melhor apoio aos países.
A 73ª Reunião do Comité Africano da OMS decore de 28 de agosto a 01 de setembro em Botsuana.
