Ministra da Saúde preside a abertura do Workshop Regional sobre Preparação para Pandemias Respiratórias nos países lusófonos
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, presidiu nesta manhã, 27 de junho, a abertura do Workshop Regional sobre Preparação para Pandemias Respiratórias nos países lusófonos. O evento reuniu representantes de diversos países de língua portuguesa, visando fortalecer a colaboração e melhorar as capacidades de resposta a futuras pandemias.
Durante seu discurso de abertura, a Ministra da Saúde ressaltou a importância de o país estar preparado para enfrentar ameaças à saúde pública, especialmente aquelas causadas por agentes patogênicos respiratórios, como a pandemia global de COVID-19.
“Como países lusófonos, compartilhamos uma língua, uma herança e, mais importante, a responsabilidade de proteger e promover a saúde e o bem-estar de nossos povos”, enfatizou.
A Ministra ressaltou também a importância de fortalecer a capacidade de resposta e mitigação dos impactos de futuras pandemias por meio da coordenação e colaboração entre diferentes setores. Segundo Filomena Gonçalves, o “desenvolvimento de um plano de preparação para pandemias é um processo complexo e multidimensional. Requer a participação de diferentes setores, incluindo saúde, segurança, educação, comunicação e sociedade civil.”
Além disso, a governante destacou que é fundamental investir em sistemas de vigilância epidemiológica robustos, que permitam a deteção precoce de surtos e o monitoramento da propagação de agentes patogênicos respiratórios, ressaltando a importância da partilha de informações em tempo real e da cooperação internacional para uma resposta eficiente.
Ao encerrar seu discurso, a Ministra fez um apelo aos participantes, instando-os a contribuir ativamente, compartilhando experiências, desafios e lições aprendidas, para assim fortalecer as capacidades e desenvolver estratégias inovadoras, entre as nações.
O Workshop Regional sobre Preparação para Pandemias Respiratórias nos países lusófonos, organizado pela Organização Mundial da Saúde, ocorre na Cidade da Praia, de 27 a 30 de junho de 2023. O objetivo geral é incentivar os países a delinear e iniciar a elaboração de um plano nacional de preparação para pandemias respiratórias. O workshop proporcionará uma oportunidade para representantes multidisciplinares dos países utilizarem ferramentas padronizadas para rever seus Planos Nacionais de Preparação para Pandemias de Gripe, com o intuito de integrar uma abordagem pan-respiratória ou desenvolver um Plano Nacional de Preparação para Pandemias de Patógenos Respiratórios.