Comunidade de São Jorge ganha Unidade Sanitária de Base novo e equipado
O ato de inauguração da Unidade Sanitária de Base (USB) de São Jorge, no município de São Lourenço dos Órgãos, teve lugar na tarde desta quarta-feira, 03 de maio e foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro e pelo edil local, Carlos Vasconcelos.
Trata-se de um espaço que foi requalificado e equipado para melhorar as respostas em termos de saúde primaria à população daquela localidade do interior do município. Conta com uma sala de recepção, uma sala de triagem, sala para consultas, área administrativa, casa de banho e copa.
Segundo o Secretário de Estado Adjunta da Ministra da Saúde, ver esta unidade sanitária de base requalificada “é motivo de grande satisfação” e demostra o engajamento da edilidade para com a causa da saúde. Relembrou que esteve sensivelmente há 2 anos, neste mesmo município, a inaugurar uma outra USB, desta vez na localidade de Pico de Antónia, o que representar o reforço da atenção primária da saúde.
Acrescentou ainda que estes investimentos reforça a visão do relacionamento entre o poder central e local com foco nas respostas e soluções aos enseios das populações, bem como o devido engajamento para com a saúde.
Evandro Monteiro aproveitou a ocasião para frisar que o Ministério da Saúde tem estado a apostar fortemente nos recursos humanos qualificados, no reforço das parcerias público-privadas, na modernização das infraestruturas e que este município é testemunho dos investimentos, pois recentemente foi recebeu um centro de saúde das mais modernas e equipadas do país com várias valências, integrada numa região sanitária que aposta numa saúde acessível e equitativa a todos e em todos os lugares.
Para o Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, esta inauguração mara o inicio de várias atividades que marcam as festividades do município que celebra 18 anos da sua criação. Disse se tratar de uma estrutura de tamanho pequeno, mas de função grande nomeadamente para com a comunidade de São Jorge, Covoada e de Longueira, pois está-se a falar de qualidade de vida e de levar a saúde mais perto das pessoas.
“Muitas vezes que temos que deslocar para o centro de saúde para fazer medição da tensão arterial, curativo, controlo das doenças cónicas etc. já não é mais necessário, pois podemos o fazer aqui.”
Para o representante da comunidade, Sr. Estevão, que falava no ato, este novo equipamento social é de extrema importância para servir a todas as famílias da localidade e arredores pois representa um ganho não só de carater social, mas também económico na medida em que possibilita poupar recursos nas deslocações para o centro de saúde que fica mais distante.
O ato foi prestigiado pelo Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte, João Baptista Semedo e pela Delegada de Saude Local, Liliane Hungria.
As Unidades Sanitárias de base ou USB são estruturas de saúde do nível de Atenção Primária, consideradas extensões periféricas dos Centros de Saúde, que estão a cargo de um Agente Sanitário de Base. Trata-se de uma estrutura sanitária pouco complexa, que são programadas para servir uma população, em princípio, pequena.