Delegação de São Tomé e Príncipe satisfeito com a visita realizada ao HAN
Uma delegação do Governo de São Tomé, representada pela Diretora de Cuidados de Saúde, Feliciana Sousa Pontes, esteve na manhã desta quarta-feira (19), de visita ao Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, para in loco acompanhar e conhecer o funcionamento da estrutura no âmbito de uma visita de estudo á Cabo Verde que decorre de 17 a 19 de abril, para a troca de experiencia no âmbito da gestão da covid19, apoiada pelo Banco Mundial.
Acompanhado da Directora nacional do Serviço de Promoção e Proteção Integrada a Saúde Materno Infantil, Yorlaydis Rosabal, a delegação foi recebida pelo Conselho da Administração do HAN, liderado pelo Presidente Imadoeno Cabral e os demais membros, nomeadamente o Diretor Clínico Victor Costa, a Enf. Superintendente Maria Luisa Teixeira e a Administradora Executiva Helena Mendonça.
A visita ao Hospital Dr. Agostinho Neto, foi um dos pontos da agenda desta delegação, onde puderam conhecer de perto o funcionamento do Centro de Diálise e do serviço de Telemedicina.
Após a visita guiada em jeito de balanço, a representante da delegação, Feliciana Sousa Pontes, fez um balanco positivo daquilo que viram no HAN e elogiou a instituição dizendo que vão levar algumas experiências, sobretudo ligado a hemodialise para tentar implementar em seu país, ressaltando que puderam constatar boas experiências e boas práticas no campo da prestação de cuidados nos dois serviços visitados.
A Directora dos Cuidados de Saúde de São Tomé e Príncipe disse que esta visita se enquadra no âmbito do intercâmbio de amizade entre os dois países, acrescentando que pretendem, também, conhecer a experiência de Cabo Verde com vista à construção de um Centro de Operações de Emergência (COE) em São Tomé, bem como a implementação de um fundo de subvenção denominado Acesso Acelerado para o combate às doenças crónicas não transmissíveis.
Em representação da Directora Nacional de Saúde, Yorleydis Rosabal, avançou que esta visita serve para partilha de experiência e diálogo, mas também, sublinhou, das possibilidade e competências que podem ser desenvolvidas a partir da parceria entre países lusófonos.
A delegação do Governo de São Tomé e Príncipe realizou uma visita de estudo à Cabo Verde, durante três dias, 17 a 19 de abril, com o apoio do Banco Mundial, para troca de experiencia no âmbito da gestão de covid19, resposta às emergências e combate às Doenças Não Transmissíveis.