Região Sanitária Santiago Norte apresenta projeto de gestão regional de ambulâncias
Com o intuito de reforçar os objetivos da criação da Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN), através do Decreto-lei nº58/2006, de 26 de dezembro, onde perspetivara que os seis municípios que compõe à RSSN: Santa Catariana, São Salvador do Mundo, S. Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal, que albergam cerca de 120.000 habitantes, através das suas estruturas de saúde, possam trabalhar na logica de complementaridade, reforçando os princípios de gestão partilhada sejam recursos humanos, materiais e informacionais, para se conseguir ganhos em escala e gestão cada vez mais eficiente, em matéria de prestação de cuidados de saúde.
O gabinete técnico da Região Sanitária tem um projeto de melhorar a gestão dos recursos disponíveis nomeadamente a criação de um Centro Regional de Operação de Ambulâncias; a criação de uma Unidade de apoio à colheita e gestão de amostras, bem como a constituição da Equipa Móvel Multiprofissional.
Através deste projeto, a RSSN pretende melhorar a gestão de colheita e amostras de modo centralizado e com coordenação e apoio regional; melhorar a prestação dos serviços a nível das estruturas de atenção primária e implementar uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis tais como: humanos, materiais e financeiros.
Segundo o diretor da região sanitária, João Baptista Semedo, ao se implementar essa estratégia de intervenção estariam a reforçar o sistema nacional de saúde, em termos de resposta, nesta porção da ilha de santiago e neste capitulo especifico que tem que ver com a referenciação dos pacientes que carecem de um atendimento para um nível de maior complexidade técnica. Assegurou o diretor que teriam vários ganhos de entre os quais esta uma melhor gestão dos recursos sejam eles humanos, materiais, logísticos e informacionais.
Teriam também uma resposta com maior celeridade e prontidão e com ganhos a nível da eficiência e eficácia.
De realçar que o projeto contou com grande apoio dos dirigentes que consideraram essa iniciativa como excelente.
O trabalho agora é continuar a fazer advogacia junto do nível central para a materialização deste projeto.