Banco Mundial apoia uma Delegação do Governo de São Tome e Príncipe que visita Cabo Verde para troca de experiência no âmbito da gestão covid19
Decore de 17 a 19 de abril, uma visita de estudo à Cabo Verde, de uma Delegação do Governo de São Tomé e Príncipe liderado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais daquele país, promovido pelo Banco Mundial para troca de experiência em matéria de gestão de emergência ao Covid19 e da coordenação dos Programas nacionais de Saúde Pública para o combate às Doenças Não Transmissíveis (DNT).
Segundo a nota, do Banco Mundial, enviada ao Ministério da Saúde de Cabo Verde, o Governo daquele país africano está, á semelhança de Cabo Verde, a implementar o projeto de Emergência ao Covid19 financiado pelo BM, que tem apoiado na resposta à pandemia, permitindo atingir níveis de vacinação satisfatórios (1ª dose 89% e 2ª dose 73,2%). Informa-se ainda que São Tomé e Príncipe está em fase de construção de um Centro de Operações de Emergência (COE) bem como de um fundo de subvenção denominado Acesso Acelerado para o combate às Doenças Não Transmissíveis que constitui um importante problema de saúde naquele país.
A Delegação de cerca de 10 pessoas, entre os quais 2 representes do Banco Mundial e 8 profissionais de diferentes serviços de saúde de São Tomé e Príncipe, foi recebido ontem, pela equipa da Direção Nacional de Saúde, onde trocaram as primeiras impressões e ainda visitaram o centro de saúde de Achada Santo António, na Cidade da Praia.
Esta missão irá ainda visitar algumas estruturas de saúde da periferia, nomeadamente a Delegacia de Saúde de São Domingos, Região Sanitária Santiago Norte e o Hospital Regional Santa Rita Vieira. A nível central, a delegação visitará o Instituto Nacional de Saúde Pública, o Hospital Central Dr. Agostinho Neto e o Depósito Central de Medicamentos e concluirão a visita através de um debrifing com a Diretora Nacional da Saúde.