Ministério da Saúde promove Conferência sobre a Medicina Geral e Familiar
O Ministério da Saúde, através do Grupo de Coordenação Misto do Curso de Especialização em Medicina Geral e Familiar, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, organiza conferência, destinada a estudantes de medicina e de enfermagem, aos profissionais de saúde e ao público em geral, nesta terça-feira, dia 18 de abril de 2023, pelas 12:00h, no Auditório do Edifício 8, do Campus da Uni-CV, em Palmarejo Grande.
O objetivo é dar a conhecer este importante e estratégico projeto dentro e fora do setor bem como, sensibilizar a população para o papel e a importância do médico de família para o nosso SNS. Isto significa também, que dentro de pouco tempo o país terá que ajustar o Sistema Nacional de Saúde a um modelo de funcionamento que absorva os princípios e práticas da MGF e para isso há necessidade de se trabalhar a montante na estratégia da sua implementação.
A criação e institucionalização da Medicina Geral e Familiar em Cabo Verde é uma medida de política já assumida por este governo como uma das principais estratégias para promover a consolidação do enfoque dos cuidados de saúde primários e vista como elo de ligação da população com o Sistema Nacional de Saúde. Pois como tem sido afirmado, ela permite contribuir para alcançar a cobertura universal da saúde, nos níveis que vão desde a promoção da saúde, à prevenção da doença, à prestação de cuidados curativos, de reabilitação e dos cuidados paliativos, e num grau de ainda maior proximidade com as pessoas, com as famílias e com as comunidades bem como assegurar um acompanhamento global e transversal e atuar precoce e mais adequadamente no encaminhamento para os outros níveis de cuidados.
No passado dia 8 de abril de 2023 completou um ano do arranque do Curso de Medicina Geral e Familiar destinado a Médicos cabo-verdianos, o que significa que daqui a um ano o país contará com 22 novos médicos especialistas em MGF que irão juntar aos já existentes.