Dia Mundial da Tuberculose – 24 de março
A tuberculose continua sendo uma das doenças infeciosas mais mortais do mundo. Todos os dias, cerca de 4.400 pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30.000 pessoas desenvolvem esta doença evitável e curável. Os esforços globais contra a tuberculose salvaram a vida de aproximadamente 74 milhões de pessoas desde o ano 2000.
No entanto, a pandemia de COVID-19, aliada aos conflitos e às desigualdades nas condições socioeconômicas, reverteu anos de progresso na luta contra a tuberculose e pesou ainda mais sobre os afetados, especialmente os mais vulneráveis. Em seu último Relatório Mundial de Tuberculose, a OMS (Organização Mundial da Saúde) destacou que, pela primeira vez em mais de uma década, estima-se que a incidência da tuberculose e as mortes pela doença tenham aumentado.
Este ano, o Dia Mundial da Tuberculose tem como lema “Sim! Podemos acabar com a tuberculose!” visa inspirar esperança e impulsionar o engajamento dos lideres, maior investimento, adesão mais rápida às novas recomendações da OMS, adoção de inovações, ação mais forte e colaboração multissetorial para combater a epidemia da tuberculose.
Desde 2015, Cabo Verde assistiu a uma diminuição constante da incidência da tuberculose passando de 45/100.000 hab. em 2015 para 35/100.000 hab. em 2022, significando uma diminuição de cerca de 23%. Em 2022 foi notificado 208 casos maioritariamente do sexo masculino (68,8%) e 83,4% na idade compreendida entre os 15 a 44 anos.
As Pessoas com sistema imunológico enfraquecido são muito mais propensas a adoecer com tuberculose. Uma pessoa vivendo com HIV tem aproximadamente 26 a 31 vezes mais chances de desenvolver tuberculose ativa. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se tratar, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, o VIH/SIDA, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.
O Dia Mundial da Tuberculose é celebrado anualmente para aumentar a conscientização sobre a doença e os esforços para acabar com a epidemia global, sendo que o dia 24 de março marca a data em que, em 1882, foi descoberta a bactéria responsável pela tuberculose.