Ministra da Saúde conferiu posse a Diretora Nacional da Saúde
Numa cerimónia que teve lugar nesta quarta-feira 15 de março e contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, conferiu posse a Diretora Nacional da Saúde Ângela Gomes.
Na sua intervenção o Primeiro-Ministro garantiu que o Governo estará dando todo apoio necessário à Direção Nacional da Saúde para que possa desempenhar a sua missão e continuar a executar o programa do governo que dá muita prioridade ao sector da saúde e a segurança sanitária, particularmente nesta fase de pós pandemia, onde as exigências tendem ser muito maiores.
“Aquilo que esperamos é profissionalismo, entrega, ética, eficiência, capacidade de resposta e isto não é só para si, para todo o sistema. toda administração e todos os profissionais de saúde incluindo a boa gestão dos recursos.”
E ao Diretor Cessante Jorge Noel Barreto que cessou as suas funções, endereçou uma palavra de apreço por ter dirigido a DNS durante “períodos turbulentos” que se viveu designadamente a pandemia da Covid19.
“Lembrar as incertezas, os medos quando a pandemia começou e toda a nossa capacidade de resposta, todo o sistema funcionou, porque não era um problema só do Ministério da Saúde, era um problema de várias outras instituições. De facto, temos resultados de que deveremos nos orgulhar.”
A ministra da Saúde por sua vez desafiou a Diretora Nacional da Saúde a cumprir a sua missão que considerou ser “desafiante” e que possa contribuir com os seus conhecimentos e com a sua experiência, para que a Direção Nacional da Saúde (DNS) continue a melhorar a sua atuação no país e a continue a ser a referência além-fronteiras que tem sido.
.
“É a missão que determina como Cabo Verde cuida da saúde dos cabo-verdianos, dos que escolhem aqui viver ou dos que nos visitam temporariamente”.
A Governante exaltou que os ganhos e as conquistas alcançados até ao momento “são visíveis”, demostrando que Cabo Verde é capazes de grandes feitos. Por isso enumerou outros ganhos que o país pretende alcançar brevemente para consolidar os indicadores em saúde até aqui conseguidos e baixar e melhorar indicadores que terão impacto direto na vida dos Cabo-verdianos.
“Acima de tudo, queremos que, através da Direção Nacional da Saúde, cada cabo-verdiano adquira a consciência, os conhecimentos e as habilidades individuais e coletivas, ou seja, a visão holística de que ser-se saudável é muito mais do que não estar doente.”
Também endereçou palavras de agradecimento a Jorge Noel Barreto, Director Nacional Cessante, pelo trabalho desenvolvido adiante da DNS, durante períodos mais desafiantes da atualidade.
Já a Diretora Nacional Empossada, no seu discurso afirmou que é com patriotismo, alto sentido de missão, responsabilidade, determinação e espírito de equipa, que assume esta nobre função, em dar a sua contribuição para uma boa condução das políticas e estratégias do Sector da Saúde.
“Estou consciente do que representa assumir a função de Diretor Nacional de Saúde neste contexto de múltiplas crises mundiais nomeadamente pandemia de COVID-19 e outras emergências de saúde pública, crises humanitárias, com forte impacto na saúde das populações e Cabo Verde não é exceção. Aceito este desafio com espírito de sacrifício, dedicação total e vontade de superação”
A Direção Nacional da Saúde é o serviço central de coordenação da execução da Política Nacional de Saúde, orientação e supervisão das atividades de prestação de cuidados de saúde, além de outras atribuições.