Programa de Saúde Mental capacita profissionais a nível nacional em Primeiros Socorros Psicológicos
A Direção Nacional da Saúde, através de Programa Nacional da Saúde Mental, com o objetivo de reforçar e atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde para atuarem precocemente em cuidados de saúde mental, realiza a IIª fase da formação nacional em Primeiros Socorros Psicológicos. Esta formação que já tinha sido ministrada em formato online agora toma corpo presencial nas diferentes regiões sanitárias do país. Entre os dias 2 a 4 de fevereiro está a decorrer na cidade da Praia e a partir do dia 6 será realizado na ilha de São Vicente, sendo a Região Sanitária de Santiago Norte acolheu a mesma capacitação em finais de janeiro último.
Está enquadrada na implementação do projeto de reforço das sinergias do desafio da COVID-19 e as Doenças Não Transmissíveis incluindo a saúde mental e o VIH/SIDA, projeto este que conta com a assistência da Organização Mundial da Saúde.
A experiência e a evidência sugerem que diariamente as pessoas são confrontadas com desafios e situações de ameaça crescentes. Por contingências familiares, sociais ou profissionais, todos os dias os seres humanos vêem-se expostos a situações que, de alguma forma, põem à prova a sua capacidade de adaptação e de implementação de estratégias adequadas. Nos tempos mais recentes, a pandemia COVID-19 teve um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar das pessoas, em todo o mundo, daí as autoridades nacionais tem vindo a criar as condições para o reforço da capacidade de intervenção, através de cuidados primários de saúde mental mais robustos, com recursos humanos capacitados e com ações centradas na promoção da saúde, na prevenção e na deteção precoce dos agravos da saúde e das doenças.
A referida formação está sendo ministrada por consultores internacionais da OMS e está alinhado com o 2º Eixo Estratégico do Plano Estratégico Nacional para Saúde Mental 2021-2025 (PENSM).
Os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) são uma resposta de suporte às pessoas em situação de sofrimento e com necessidade de apoio.