Ministra da Saúde participa nas comemorações do 5º aniversário da Fazenda Esperança
Criado a 28 de janeiro de 2018, 5 anos depois, a Fazenda Esperança, celebrou hoje o seu aniversário, reunindo os seus beneficiários, parceiros e promotores, num ato que contou com a presença da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.
O evento que foi presidido pelo Cardeal e Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, com uma Santa Missa, foi também um momento de celebração pelos ganhos alcançados, agradecer aos parceiros e voluntários, bem como a inauguração da 3ª casa construída para aumentar a capacidade de acolhimento da organização para mais 16 utentes.
De acordo com a palavras da Ministra da Saúde, o seu Ministério reconhece o trabalho realizado pela Fazenda Esperança na recuperação dos indivíduos e na sua integração social, por isso é de louvar este contributo importante que tem dado a sociedade Cabo-verdiana.
A Fazenda Esperança, segundo a história, chegou à Cabo Verde a 16 de novembro de 2017, através dos primeiros missionários brasileiros e argentino, cuja missão era de prepararem o ambiente físico e espiritual para o início desta obra de salvar a vidas de pessoas vítimas do alcoolismo e da toxicodependência.
Segundo os dados avançados pelo responsável da Fazenda Padre Ronaldo Lima, nestes 5 anos de trabalho o balanço em muito positivo porque, foram acolhidos 231 rapazes, 112 concluíram o tratamento de 1 ano, 65 não concluíram devido a alguns problemas e atualmente estão na instituição 44 jovens. A taxa de sucesso foi superior do 50% de êxito e deste 87% estão bem integrados na sociedade.
Disse ainda que tem recebido pessoas na faixa etária entre os 14 a 62 anos, sendo que a maioria se situa ente os 30 a 45 anos. Neste sentido, o padre considerou que a Fazenda Esperança é uma comunidade de vida, que leva esperança e carisma com vocação para de doar pelos outros.
Neste momento com a construção da terceira casa a fazenda, que antes tinha uma capacidade para 40 rapazes, passa agora a ter a capacidade para 56 utentes.