Ministra da Saúde recebe a missão do Banco Mundial no âmbito do Projeto de Resposta Emergencial a Covid-19
Na tarde desta segunda-feira 28, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu a missão do Banco Mundial que se encontra em Cabo Verde de 28 de novembro à 02 de dezembro, 2022.
Durante o encontro, falaram sobre o reforço do financiamento que o Banco Mundial vai aportar a Cabo Verde nomeadamente para o sector da saúde no valor de 10 milhões de dólares, para a consolidação na fase pós covid19 bem como no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde. Segundo os especialistas do Banco Mundial este financiamento adicional tem como propósito desenvolver e melhorar especificamente quatro áreas dentro do sector nomeadamente a parte da dinamização das parceiras público privadas (PPP), o fortalecimento da rede de atenção primeira de saúde com a construção de mais centros de saúde a implementação do Programa de emergência médica e o desenvolvimento de uma estratégia da saúde digital.
Outro assunto que esteve em análise é o Projeto Hospital de Cabo Verde em que o país tem contado com expertise do Banco Mundial no desenho do Projeto e na discussão das reais necessidade, desafios e papel que irá desempenhar esta estrutura hospitalar dentro do nosso Sistema Nacional de Saúde.
Esta missão do “Projeto de Resposta Emergencial ao Covid-19”, que decorre de 28 de novembro à 02 de dezembro, visa realizar consultas com as principais stakeholders e recolher dados para fornecer uma avaliação preliminar sobre a conceção e implementação da parceria hospitalar pública e privada, com a participação do consultores. Para além da discussão com a equipa dos cenários e o modelo a seguir com o PPP, realiza-se um Seminário: Parceria Público-privada na Saúde – O Caso do Hospital Nacional de Cabo Verde.