Nota de pesar
O Ministério da Saúde tomou conhecimento com pesar, o passamento do Médico aposentado Arsénio Firmino de Pina, ocorrido no dia 21 de novembro, em Lisboa.
Médico Pediatra, Natural de São Nicolau, Arsénio Firmino de Pina é reconhecido pelo seu valioso contributo dado ao Sistema Nacional de Saúde, principalmente no período pós-independência.
Enquanto quadro do Ministério da Saúde, foi membro fundador do PMI/PF (Protecção Materno Infantil – Planeamento Familiar), nos anos 70 a 80 em Cabo Verde tendo sido Diretor Nacional do PMI/PF de 1977 a 1991, que veio mostrar-se de extrema importância na resolução de problemas ligados à vacinação e ao controle do crescimento das crianças dos 0-6 anos, bem como ao seguimento das gestações e ao planeamento familiar.
Ainda nos anos 80, o Médico Arsénio Firmino de Pina foi o único pediatra no Hospital Dr. Baptista de Sousa em são Vicente, foi diretor do serviço de pediatria e diretor clínico daquele estabelecimento hospitalar, tendo antes desempenhado função médicas no Hospital da Praia e em outras ilhas.
Comummente conhecido entre os colegas por “Dr. Pina”, no exercício das suas funções sempre foi referenciado, pelo seu profissionalismo, e dedicação em prol da causa do cuidar dos outros tendo salvado muitas vidas de crianças na altura.
Desempenhou funções como Membro da OMS em Cabo Verde, foi escritor tendo deixado um vasto legado em obras, manuais e textos. É autor dos livros 12 livros e colaborou com vários jornais e revistas.
Arsénio de Pina nasceu a 5 de maio de 1935 na ilha de São Nicolau e faleceu na tarde de segunda-feira, 21 de novembro, aos 87 anos de idade.
O Ministério da Saúde e seus colaboradores, lamenta esta perda e apresenta as suas condolências á sua família, à classe médica Cabo-verdiana, aos amigos e a todos que nesta hora compartilham deste sentimento de pesar.