O OE do sector da Saúde para 2023 vai priorizar as infraestruturas e mais recursos humanos
Em sede da Comissão Especializada do Orçamento, esta manhã de sexta-feira 18, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves apresentou o OE para o sector da saúde referindo que o governo vai continuar a trabalhar para ter mais e melhores infraestruturas e equipamentos de saúde bem como na contratação de mais profissionais de saúde.
Segundo a Ministra, o Orçamento de Estado para a saúde registou uma variação pela positiva ao longo dos últimos anos, motivado pela crise pandémica da covid19, mas também pela centralidade que o Governo tem dado a este sector e a segurança sanitária do país.
Com um orçamento a rondar os 10.000.000 (dez milhões de contos), para o ano que vem existe um pacote de obras e projetos que vão ser implementados que impactarão na melhoria da prestação de cuidados.
O pacote de projetos de saúde para OE 2023, orçado em mais de 2.000.000 de contos visa por um lado melhorar a qualidade, o acesso e a equidade dos serviços de saúde à população, bem como contribuir para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a CUS (Cobertura Universal de Saúde).
“Em suma e como podemos ver na proposta do OE para 2023 temos um aumento de mais 2.300.000 contos o que representa uma evolução positiva de cerca de 25% quase que exclusivamente no lado do investimento.”
De entre os vários projetos, a serem materializados destacam-se:
- Construção dos centros de saúde de Monte Sossego em São Vicente, Ribeira Grande de Santiago, Achada Monte em São Miguel, Ribeira das Patas em Ponto Novo, São Salvador do Mundo e da Brava;
- Aquisição de 6 ambulâncias para o Programa de Emergência Médica;
- Construção da Maternidade e pediatria do Hospital Dr. Baptista de Sousa
- Construção da Unidade de Cuidados Intensivos no HBS
- Instalação de um Centro de Simulação Médica e de um Centro Técnico de Manutenção de equipamentos médicos na Praia
- E a construção da nova sede da Delegacia de Saúde da Praia.
Em termos de equipamentos ainda estão previstos o aparelho TAC e Equipamentos da cozinha do HBS, Mesas operatórias, cadeiras de Estomatologia para as Delegacias de saúde do Porto Novo e Paúl, aparelho de anestesia para Delegacia de Saúde da Ribeira Brava S. Nicolau bem como equipamentos do Bloco Operatório da Delegacia de Saúde Boavista.
A Ministra Filomena Gonçalves garantiu que o seu Ministério trabalhará para a implementação do quadro legal de transplante de órgãos com anuência da aprovação do Diploma pelo Parlamento, na diminuição das evacuações internas e externas com foco na promoção da saúde e prevenção do uso abusivo do álcool, na melhoria das condições de cuidados de saúde mental entre outros.
Orçamento de Estado:
Página Inicial